Nesta segunda-feira, 28, João Fonseca retornou de seu recesso na temporada para enfrentar Tristan Schoolkate no Masters de Toronto. Porém, o brasileiro surpreendeu ao sofrer uma derrota categórica em sets diretos. À imprensa, o australiano – que pegará Matteo Arnaldi na sequência da competição – revelou como bateu o número 49 do mundo.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje. Achei que joguei bem e tornei a partida bem difícil para o João. Ele é obviamente um jogador muito experiente, tão jovem… Mesmo quando a idade dele apareceu no placar, eu pensei: ‘Lá vamos nós’. Estou feliz com a forma como joguei e ansioso pela próxima”, pontuou Tristan. O atleta vinha das quartas de final de Los Cabos há menos de duas semanas.
Schoolkate ainda ressaltou que as circunstâncias no Canadá o favoreciam. “Não há muitos torneios tão rápidos. Nosso último torneio foi em Los Cabos, e foi muito lento e cheio de quiques. Acho que essas condições (em Toronto) combinam com o meu jeito de jogar. Eu saco forte, tento avançar e deixar a partida um pouco desconfortável para o adversário, e acho que isso ficou evidente hoje”, relatou.
Ver essa foto no Instagram
João Fonseca x Tristan Schoolkate: como foi o jogo?
O primeiro set contou com o equilíbrio no marcador. Nenhum dos adversários ofereceu brechas de quebra, o que levou a briga pela parcial ao tie-break. Schoolkate demonstrou maior poder de decisão diante de Fonseca, abrindo vantagem no embate em solo canadense: 7/6 [7-5].
Já no segundo set, o australiano conseguiu a conversão do primeiro break-point, no terceiro game. Dessa maneira, Tristan conseguiu abrir diferença para o jovem carioca dentro da parcial. João teve grandes dificuldades na devolução e mostrou pouco potencial para reagir.
Por fim, Schoolkate precisou apenas administrar a vantagem obtida na quebra de serviço para selar o triunfo e, consequentemente, à classificação para a rodada seguinte: 6/4. Vale ressaltar que Fonseca perdeu posições na atualização do ranking nesta semana e pode deixar o top 50 da ATP ao final da competição.
 
			




