Vivendo momentos distintos no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pela 14ª rodada da competição.
O confronto terá transmissão ao vivo pela TV Globo (para o Rio de Janeiro), Rede Bahia e pelo Premiere (pay-per-view).
Retrospecto equilibrado
O histórico do confronto entre Botafogo e Vitória aponta um equilíbrio absoluto. Em 49 jogos oficiais disputados, cada equipe soma 17 vitórias, com 15 empates completando o retrospecto.
Nos últimos cinco encontros, o Botafogo leva vantagem com três triunfos e dois empates. A partida mais recente terminou empatada em 1 a 1, em 23 de novembro de 2024, pelo Brasileirão.
Botafogo busca consolidar recuperação
O Fogão chega embalado após superar o Vasco em clássico disputado em Brasília, resultado importante para se recuperar da eliminação traumática na Copa do Mundo de Clubes. O time alvinegro tenta manter o bom momento agora sob o comando de Davide Ancelotti, que deve fazer sua estreia oficial como técnico – ele já havia assinado a súmula como preparador de goleiros no último jogo.
Ver essa foto no Instagram
Sem novas baixas por lesão ou suspensão, o Botafogo segue com dois desfalques já conhecidos: Bastos, em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo, e Matheus Martins, em tratamento de lesão muscular na coxa.
Provável escalação do Botafogo:
John; Vitinho, Kaio, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas; Artur, Savarino, Álvaro Montoro; Arthur Cabral.
Vitória tenta reagir para sair do Z-4
Do outro lado, o Vitória busca se reerguer após perder para o Internacional no último lance da partida anterior, resultado que impediu o time baiano de deixar a zona de rebaixamento. O técnico Fábio Carille promove ajustes pontuais no time em comparação à base utilizada por Thiago Carpini, ex-comandante rubro-negro, e pretende manter a rodagem para encontrar sua formação ideal.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, Carille terá um desfalque importante: o volante Gabriel Baralhas está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Neris (em fase de transição) e Jamerson (lesão) também seguem fora, enquanto Rúben Rodrigues pode aparecer como novidade caso seja regularizado a tempo.
Provável escalação do Vitória:
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos, Maykon Jesus; Willian, Ronald Lopes, Pepê (ou Ricardo Ryller); Lucas Braga, Renato Kayzer, Matheus.