A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, divulgou nesta sexta-feira (11) um comunicado oficial exigindo “providências imediatas” contra o ex-presidente do clube, Andrés Sanchez. A cobrança acontece após o ex-mandatário reconhecer, na quinta-feira, ter usado o cartão corporativo do Corinthians para pagar despesas pessoais no fim de seu último mandato, em 2020.
Em nota dura publicada nas redes sociais, a organizada pediu que o Conselho de Ética acolha as denúncias formais e faça a apuração completa dos fatos. Segundo o posicionamento, se as irregularidades forem comprovadas, a torcida cobra a expulsão de Andrés do quadro de associados do clube.
“O Gaviões da Fiel não compactua com corrupção, desvio de conduta ou qualquer ação que prejudique o Corinthians”, afirma trecho do comunicado.
Atualmente, Andrés Sanchez é conselheiro vitalício e membro nato do Conselho de Orientação do Corinthians (Cori), o que lhe garante influência permanente na política interna do clube.
NOTA OFICIAL – USO INDEVIDO DO CARTÃO CORPORATIVO
O Gaviões da Fiel Torcida, fundada para fiscalizar e defender incondicionalmente os interesses do Sport Club Corinthians Paulista, vem a público exigir providências imediatas diante das recentes denúncias envolvendo o… pic.twitter.com/xMkR41O85i
— GAVIÕES DA FIEL (@gavioesoficial) July 11, 2025
Gastos pessoais com cartão corporativo do Corinthians
A polêmica veio à tona após a divulgação nas redes sociais de uma fatura detalhando despesas de R$ 9.416, incluindo hospedagem, passeios turísticos e refeições em Tibau do Sul (RN), no fim de 2020. Em contato com a Gazeta Esportiva, o ex-presidente confirmou os gastos realizados com o cartão do clube e prometeu reembolsar o Corinthians.
Andrés alegou que se confundiu ao usar o cartão corporativo, já que também possui um cartão do mesmo banco, o Santander. Ele ainda afirmou que, à época, não recebeu cobrança ou notificação do departamento financeiro do clube para efetuar o reembolso.
Em publicação em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Andrés Sanchez confirmou novamente o erro e se comprometeu a ressarcir o Corinthians, com juros e correção monetária.
Torcida pede exclusão de Andrés do quadro social
No extenso comunicado, a Gaviões da Fiel cobra uma postura firme das instâncias internas de governança do clube: “Exigimos que o Conselho de Ética do Corinthians cumpra o seu papel e atue de forma independente, de acordo com o que determina e rege o Estatuto, acolhendo as denúncias formais para apurar os fatos, garantindo ampla defesa e, se comprovadas as irregularidades, promovendo a exclusão do ex-presidente do quadro de associados.”
Além disso, a torcida também pede uma auditoria mais ampla: “Reivindicamos que o Conselho Deliberativo abra imediatamente todas as contas e movimentações financeiras dos últimos anos para análise detalhada, permitindo que a Fiel Torcida saiba como o dinheiro do clube foi utilizado.”
Íntegra do comunicado da Gaviões da Fiel
“O Gaviões da Fiel Torcida, fundada para fiscalizar e defender incondicionalmente os interesses do Sport Club Corinthians Paulista, vem a público exigir providências imediatas diante das recentes denúncias envolvendo o ex-presidente Andrés Sanchez, acusado de uso indevido do cartão corporativo do clube.
A Fiel Torcida, que sustenta este clube com amor, presença e fidelidade, não admite que seu nome seja sujo por práticas que afrontam a transparência e a moralidade que devem reger a administração desta instituição.
Exigimos que o Conselho de Ética do Corinthians cumpra o seu papel e atue de forma independente, de acordo com o que determina e rege o Estatuto, acolhendo as denúncias formais para apurar os fatos, garantindo ampla defesa e, se comprovadas as irregularidades, promovendo a exclusão do ex-presidente do quadro de associados.
Da mesma forma, reivindicamos que o Conselho Deliberativo abra imediatamente todas as contas e movimentações financeiras dos últimos anos para análise detalhada, permitindo que a Fiel Torcida saiba como o dinheiro do clube foi utilizado.
O Gaviões da Fiel não compactua com corrupção, desvio de conduta ou qualquer ação que prejudique o Corinthians. Lutaremos sempre para que o clube seja administrado de forma ética, honesta e transparente, honrando a grandeza de sua história e o peso de sua torcida.
Exigimos respeito!
Chega de notícias negativas!
O Corinthians é do povo e deve ser tratado com dignidade!”