Gabriel Bortoleto viveu um momento inusitado no Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. Ao conquistar seus primeiros pontos na categoria com a oitava colocação, o piloto brasileiro protagonizou uma disputa direta por posição com ninguém menos que Fernando Alonso — seu empresário na prática e ídolo de infância.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3), já em Silverstone, palco da 12ª etapa da temporada 2025 da F1, Bortoleto comentou a sensação de dividir curvas com o bicampeão mundial da Aston Martin.
“Ele é meu empresário e é o Fernando ao mesmo tempo, ou seja, um cara que acompanho desde que comecei a correr, que já está aqui há muitos anos”, declarou o brasileiro.
“Mas quando você abaixa a viseira, quando está lutando, não pensa tanto em quem é. Claro que é um pouco diferente, ainda assim, não vou mentir. Mas dei tudo de mim. Há coisas que poderia ter feito melhor para ultrapassá-lo. Mas ele fez um trabalho incrível na defesa, na luta e na colocação do carro nos lugares certos também com as bandeiras azuis.”
Ver essa foto no Instagram
A disputa entre Bortoleto e Alonso pela 7ª posição
Na fase final da prova em Spielberg, Bortoleto chegou a colocar seu carro lado a lado com Alonso, mas viu o espanhol usar toda sua experiência para defender a posição e cruzar a linha de chegada em sétimo.
Um dos momentos cruciais da disputa foi quando Bortoleto, ao tentar uma manobra, acabou permitindo que Alonso acionasse a asa móvel (DRS) na reta seguinte. “Cometi um erro ao tentar uma manobra na curva 3 e ele conseguiu o DRS na reta. Se eu tivesse esperado um pouco mais, pouco antes da linha de chegada e ter o DRS na saída, provavelmente o teria alcançado”, reconheceu.
“Aquele foi um momento chave, porque tinha apenas uma ou duas voltas para fazer uma manobra, já que era o fim da corrida. Quando fiz o movimento, ele realmente diminuiu a velocidade naquele instante. Também tentei reduzir, mas já tinha comprometido a manobra e não podia parar antes da linha. Passei, portanto, pela linha do DRS antes dele.”
O jovem brasileiro de 20 anos ainda explicou por que não conseguiu mais reagir depois da ultrapassagem. “Foi um momento em que ele foi muito esperto e conseguiu me ultrapassar de volta e me manter atrás por mais uma volta. Lando [Norris] estava atrás, com bandeiras azuis, e precisava deixá-lo passar, então não pude nem tentar ultrapassar Fernando novamente. Foi bastante complicado.”
Com os primeiros pontos somados na elite do automobilismo, Bortoleto agora se prepara para mais um desafio. A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (4 a 6 de julho), com o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone.