Encerrando a fase de oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, Borussia Dortmund e Monterrey disputaram, nesta terça-feira (1), a última vaga na próxima fase. Em um duelo parelho no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, os alemães ficaram com a vaga após vencerem por 2 a 1.
Com um primeiro tempo fulminante, com dois gols de Serhou Guirassy, parecia que o Borussia asseguraria a vaga com tranquilidade. Mas os mexicanos não desistiram e, no segundo tempo, tomaram conta do jogo para quase colocar água no chopp alemão.
Com a lista fechada, as quartas de final se iniciam na próxima sexta-feira (4), logo com os dois brasileiros remanescentes. Fluminense x Al-Hilal abre os trabalhos, às 16h (de Brasília), enquanto Palmeiras x Chelsea é o último jogo do dia. O Borussia Dortmund terá o Real Madrid pela frente, no sábado (5), às 17h, no MetLife Stadium.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Borussia Dortmund e Monterrey
Jogando de forma intensa e vertical, os alemães construíram uma vitória por 2 a 0 na etapa inicial, graças à parceria letal entre Karim Adeyemi e Serhou Guirassy.
Enquanto o Monterrey tentava responder com posse de bola e toques curtos, o Dortmund explorava a velocidade e a objetividade. Aos 12 minutos, Adeyemi tabelou na entrada da área e deixou Guirassy na cara do goleiro Andrada. O centroavante não perdoou e abriu o placar com um chute firme.
Aos 22, o roteiro se repetiu: Adeyemi venceu o marcador na corrida, invadiu a área e rolou para Guirassy finalizar de chapa, ampliando o marcador e consolidando a vantagem alemã.
O Monterrey tentou reagir ainda no primeiro tempo. A equipe mexicana acertou a trave em um cruzamento perigoso de Jesús Corona e levou perigo com um chute de Deossa da entrada da área, obrigando Kobel a trabalhar. Apesar dos esforços, os mexicanos não conseguiram superar a consistência defensiva do Dortmund, que administrou bem a vantagem até o intervalo.
Diferentemente do primeiro tempo, o Monterrey voltou com uma atitude mais ofensiva e conseguiu o início perfeito. Logo aos 2 minutos, Corona recebeu cruzamento no segundo pau, escorou para Berterame, que cabeceou seguramente no canto oposto de Kobel, recolocando o clube mexicano no jogo.
O gol deu ânimo aos norte-americanos, que aproveitaram a fragilidade defensiva do Borussia e tomaram conta da última etapa, principalmente com Corona, craque do time, que perdeu duas chances incríveis, uma defendida por Kobel, e outra rente à trave. Na altura dos 20 minutos, Sergio Ramos lançou Corona, que passou para Berterame na cara do gol. O argentino balançou as redes, mas estava em posição de impedimento na hora do passe.