A Mercedes estaria em conversas avançadas para contratar o tetracampeão mundial Max Verstappen para a temporada 2026 da Fórmula 1. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pela Sky Sport F1 Itália, que destacou que o piloto holandês estaria “pronto para se liberar para a próxima temporada”.
“Mercedes, negociações concretas com Max Verstappen. Holandês pronto para se libertar para a próxima temporada”, publicou o perfil oficial da emissora italiana nas redes sociais.
Embora destaque que as conversas sejam concretas, a Sky Sport F1 não crava o acerto definitivo entre as partes. Segundo a matéria completa do site italiano, a negociação depende ainda de aval de setores da diretoria da Mercedes.
Ver essa foto no Instagram
Quem sairia para dar lugar a Verstappen?
Caso a transferência se concretize, a equipe de Brackley terá de abrir mão de um de seus atuais pilotos: George Russell ou o novato italiano Andrea Kimi Antonelli. Ambos têm contrato com a Mercedes até o fim da temporada 2025.
De acordo com a publicação italiana, Verstappen chegaria para substituir Russell. O britânico, que defende a Mercedes desde 2022, é atualmente um dos destaques do campeonato, tendo vencido o GP do Canadá. Ele ocupa a quarta posição na tabela de pilotos — atrás, inclusive, de Verstappen — e protagonizou polêmicas recentes com o holandês, como o toque em Montreal.
Futuro de Russell: Aston Martin e até Cadillac monitoram situação
Segundo Ben Hunt, editor global de F1 do Motorsport.com, Russell interessa à Aston Martin. A equipe de Silverstone tem Fernando Alonso e Lance Stroll sob contrato para 2026, mas cláusulas de rescisão poderiam facilitar uma mudança.
Além disso, nos bastidores da F1 2025, também já surgiu especulação sobre um eventual interesse da Cadillac no inglês. A hipótese, porém, é considerada menos provável: a marca norte-americana ainda projeta dificuldades para sua estreia na F1 em 2026, enquanto Russell é visto como um piloto consolidado e de salário elevado.
E a Red Bull?
Uma eventual saída de Verstappen abriria uma vaga cobiçada na Red Bull, atual equipe campeã. George Russell seria um dos candidatos naturais para substituir o holandês, caso esteja “disponível no mercado”.
Andrea Kimi Antonelli, por sua vez, está em sua temporada de estreia na Fórmula 1 e foi promovido como substituto de Lewis Hamilton. A Mercedes vê o jovem italiano como um investimento de longo prazo, o que poderia complicar ainda mais a situação de Russell em um cenário com Verstappen na equipe.