A Seleção Brasileira masculina de vôlei foi derrotada por Cuba por 3 sets a 2 na segunda rodada da Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025, em confronto disputado na noite desta quinta-feira (12), no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. As parciais foram 27/25, 26/24, 21/25, 20/25 e 15/13. O destaque da partida foi Miguel Ángel López Yant, que comandou a vitória cubana com 24 pontos, sendo o maior pontuador do jogo.
Com o resultado, o Brasil acumula uma vitória e uma derrota nesta fase da VNL e volta à quadra neste sábado (14), às 10h (de Brasília), contra a Ucrânia.
O jogo entre Brasil e Cuba pela VNL
O duelo começou bastante equilibrado, com o Brasil apostando no oposto Darlan como principal referência ofensiva. Após erro de recepção, Cuba abriu 9 a 6, forçando Bernardinho a pedir tempo. A Seleção reagiu com destaque para o bloqueio e chegou a empatar em 10 a 10. Apesar da virada brasileira com Lukas Bergmann no saque e ataque rápido, os cubanos fecharam o set em 27 a 25, aproveitando os vacilos brasileiros na reta final.
Ver essa foto no Instagram
No segundo set, os erros se repetiram. O Brasil liderou em alguns momentos, mas a instabilidade na recepção e a eficiência defensiva de Cuba foram determinantes para mais uma virada no fim: 26 a 24 para os visitantes.
O Brasil reagiu na terceira parcial. Com bom desempenho no sistema defensivo e volume de jogo, a equipe comandada por Bernardinho dominou do início ao fim e fechou em 25 a 21, reduzindo o placar para 2 a 1.
A quarta parcial teve início com vantagem cubana, mas o Brasil, empurrado pela torcida, cresceu na reta final. Com destaque para Adriano, que entrou bem no saque, e o bloqueio afiado, a Seleção virou e empatou o jogo ao vencer o set por 25 a 20.
No set decisivo, o Brasil começou melhor e abriu 3 a 0 com ace de Adriano, mas Cuba rapidamente empatou e passou à frente na virada técnica. Após alternância no placar e chances desperdiçadas pelos brasileiros, Cuba aproveitou erro de ataque de Adriano e, com um ponto final de Yant, selou a vitória por 15 a 13.