O portal ClutchPoints sugeriu uma possível troca que poderia levar Rudy Gobert para o Los Angeles Lakers. A ideia parte da necessidade da franquia angelina em reforçar o garrafão e da avaliação de que o pivô francês ainda é um dos melhores protetores de aro da NBA. Apesar das críticas recentes ao seu desempenho nos playoffs pelo Minnesota Timberwolves, Gobert seria, segundo o site, o melhor pivô disponível via troca para os Lakers.
Confira a troca sugerida pelo ClutchPoints:
Lakers recebem: Rudy Gobert e Josh Minott
Timberwolves recebem: Austin Reaves, Gabe Vincent e Maxi Kleber
Ver essa foto no Instagram
Como a negociação afetaria Lakers e Wolves?
No entanto, para que o negócio avance o preço seria alto: Austin Reaves. O jovem armador se destacou na última temporada e foi um dos principais nomes do elenco, com média de 20,2 pontos por jogo. Porém, o site acredita que o Lakers pode estar “desesperado o suficiente” para considerar sacrificá-lo.
A possível negociação surge em meio a um contexto complicado para os Lakers. Desde a troca por Luka Doncic por Anthony Davis, o técnico JJ Redick perdeu sua principal referência defensiva no garrafão. O time testou Jaxson Hayes, Rui Hachimura e Jarred Vanderbilt na posição, mas nenhum deles convenceu. Como resultado, os Lakers foram eliminados na primeira rodada dos playoffs justamente pelos Timberwolves.
Por outro lado, o desempenho do francês nos playoffs, especialmente nas finais da Conferência Oeste contra o Oklahoma City Thunder, levantou dúvidas. No jogo 5, que selou a eliminação de Minnesota, Gobert somou apenas cinco pontos e dois rebotes, desempenho considerado muito abaixo do esperado para um pivô de elite.
Do lado do Timberwolves, a saída de Gobert poderia abrir espaço para Naz Reid, que tem demonstrado insatisfação com o papel de reserva e será agente livre. A liberação de espaço salarial com a troca do francês pode facilitar a renovação contratual com Reid, que poderia assumir a titularidade na posição.