Depois da dominante vitória na estreia em Roland Garros, João Fonseca atingiu mais um feito inédito na carreira. Desde que começou a brilhar no cenário do tênis mundial, o tenista vem dando saltos importantes no ranking da ATP. Assim, o triunfo na primeira rodada do tradicional Grand Slam francês rendeu um novo recorde para a breve, mas marcante trajetória do carioca no esporte.
Agora, João Fonseca ocupa a 57ª posição no ranking mundial. A vitória na primeira rodada em Roland Garros fez o brasileiro subir oito posições. O torneio ainda promoverá muitas mudanças na lista a depender dos resultados. Mas, de qualquer forma, o tenista de 18 anos atingiu a melhor colocação da carreira na ATP e pode subir ainda mais posições se conseguir avançar no Grand Slam. O próximo rival será Pierre Herbert, às 10h30 desta quinta.
Na última terça-feira, 27, João encarou Hubert Hurkacz pela primeira rodada de Roland Garros. O jovem de 18 anos surpreendeu ao anular o vice-campeão do Aberto de Genebra em sets diretos, atuando praticamente como um veterano na Quadra 7. Em fala à imprensa logo após a partida, o carioca revela já sentir a pressão de não ser exatamente uma novidade no circuito.
Ver essa foto no Instagram
Fala, João Fonseca!
“Sempre joguei sem pressão, porque era o menino mais novo, sem ranking, jogando contra jogadores do top 100, top 50, top 10. Não tinha pressão nenhuma. Mas agora, com todas as expectativas e estando no top 60, vai vir a pressão e a tensão do meu lado. O importante é saber lidar com ela”, ponderou João. “O tênis é assim: vão ter mais derrotas que vitórias, ou no mínimo o mesmo número. Vão vir momentos de altos e baixos”, explicou.
Além disso, João Fonseca revelou o que ouviu do adversário após o embate. “Ele falou: ‘Parabéns por tudo que você tem feito, segue firme, você está jogando muito bem’. Pediu desculpas porque nos últimos games eu falei que ele estava sacando muito rápido. Ele disse: ‘Desculpa por isso’. Eu também parabenizei ele pela volta, pela boa semana que teve. O Hub é um cara muito legal”, contou.