João Fonseca volta às quadras nesta terça-feira, 27, pela primeira rodada de Roland Garros. O brasileiro de apenas 18 anos vai encarar o polonês Hubert Hurkacz, atual número 28 do mundo na categoria simples.
A expectativa é de que o carioca não tenha vida fácil em sua estreia pelo Grand Slam francês. Hurkacz já esteve na sexta posição do ranking (em 2024) e desafiou a lenda Novak Djokovic no Aberto de Genebra deste ano. O sérvio precisou de três sets para derrotar o polonês e faturar o seu 100º título do circuito na carreira.
Além disso, Hurkacz foi o responsável por ‘aposentar’ Roger Federer das quadras. Em 2021, ele foi o último adversário antes do suíço se despedir de suas atividades oficiais como tenista. O duelo ocorreu nas quartas de final de Wimbledon – torneio dominado pela lenda do ‘Big 3’ – e terminou em 3 a 0 para Hubert, com direito a pneu (6/3, 7/6 [4] e 6/0).
O confronto entre a promessa brasileira e o experiente polonês está ocorrerá não antes das 10h (horário de Brasília). Para quem quiser acompanhar ao vivo, a ESPN e o Disney+ serão responsáveis pela transmissão.
Ver essa foto no Instagram
João Fonseca projeta jogo contra Hurkacz
“O jogo contra o Hurkacz vai ser bem difícil. É um jogador experiente no tour, nunca joguei ou treinei com ele, será uma experiência nova”, avaliou Fonseca, o atual 65º posicionado do ranking. “O saibro não é a melhor superfície dele, mas ainda é um jogador top 30 e que já foi top 10. Então vai ser muito difícil”.
Roland Garros é o segundo Slam disputado na carreira de João. Em fala à imprensa, ele refletiu sobre sua participação no Australian Open. “Acho que foi o maior estádio em que já joguei. Também foi meu primeiro top 10. A torcida era enorme. Aprendi como jogar nesses palcos. Foi uma nova experiência para mim. Depois da Austrália, muita coisa mudou. Agora me sinto um pouco mais experiente nesse tipo de circunstância”, relatou.