Jakub Mensik fez história na final do Miami Open 2025! O tcheco de apenas 19 anos levou a melhor sobre Novak Djokovic (que não estava 100% fisicamente) em sets diretos, conquistando seu primeiro título de nível ATP na carreira.
Vale destacar que Mensik foi o responsável por barrar o centésimo troféu de Djokovic na categoria. O atual número 24 do mundo pede espaço entre a ‘Next Gen’, ao lado de nomes como o do brasileiro João Fonseca e do americano Learner Tien.
“O primeiro de muitos”, assim escreveu Jakub na câmera de transmissão após a vitória na decisão do Miami Open. A conquista do tcheco é a mais expressiva dentro do grupo dos oito melhores tenistas de até 20 anos de 2024, o quais disputaram o Next Gen ATP Finals (vencido por João Fonseca).
Nascido em Prostejov, Mensik começou no tênis aos cinco anos de idade e sempre se destacou pela sua altura. Hoje, o tcheco mede 1,93 m, sendo o saque sua grande habilidade no esporte.
Ver essa foto no Instagram
Jakub Mensik, a relação com Djokovic, Fonseca e mais
É importante pontuar que Mensik já havia chamado a atenção de Djokovic quando ainda era adolescente e chegou a treinar na academia do sérvio. Além disso, Jakub encarou João Fonseca no round robin do Next Gen ATP Finals; na ocasião, o brasileiro saiu vitorioso.
Mesmo fazendo história na Flórida, o tcheco quase desistiu do Miami Open. No entanto, a ajuda ‘milagrosa’ do fisioterapeuta Alejandro Resnicoff mudou tudo. Ele explicou os desdobramentos em sua entrevista pós-título.
“Uma hora antes da minha primeira partida aqui, eu tinha o formulário de desistência na mão porque meu joelho estava doendo muito”, iniciou o relato. “Tive sorte porque o árbitro do torneio estava almoçando. Fiz uma última tentativa antes de jogar e fui me tratar. Alejandro fez um milagre. Graças a ele, consegui entrar na quadra. Graças a ele, estou aqui”.





