Nesta terça-feira (25), o Bahia teve uma atuação contundente e avançou à próxima fase da Pré-Libertadores após ganhar do The Strongest-BOL por 3 a 0 pela partida de volta, na Arena Fonte Nova. Com um jogador a mais, o Tricolor de Aço abriu o placar com Lucho Rodríguez, e Ademir brilhou com dois tentos para fechar a goleada. No agregado, o clube brasileiro venceu por 4 a 1.
Agora, o Bahia espera o vencedor entre Ñublense, do Chile, e Boston RIver, do Uruguai, para saber o adversário que o separará da fase de grupos da Libertadores. Na partida de ida, o clube uruguaio venceu por 1 a 0, em casa. As partidas da terceira fase estão marcadas para 5 e 12 de março.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Bahia e The Strongest
O Bahia encontrou dificuldades diante da forte marcação adversária, mas terminou o primeiro tempo em situação favorável. O Tricolor abriu o placar com Lucho Rodríguez, cobrando pênalti aos 39 minutos, e ganhou um importante reforço aos 44, quando Jusino foi expulso após uma entrada dura no próprio Lucho.
Antes dos lances decisivos, a equipe baiana já demonstrava superioridade em campo, controlando as ações ofensivas. No entanto, o sistema defensivo dos bolivianos se mostrou eficiente, dificultando a criação de jogadas claras. Além disso, os visitantes adotaram uma estratégia de retenção de bola e interrupções, buscando esfriar o jogo e diminuir o ritmo do Bahia.
Com um jogador a mais, o Tricolor de Aço fez valer a vantagem logo no início da segunda etapa. Após perder uma chance inacreditável no primeiro tempo, Ademir se redimiu e ampliou o placar logo aos 2 minutos, após receber passe de Erick Pulga. Os mandantes continuaram em cima e quase fizeram o terceiro, mas Banegas fez uma ótima defesa no cabeceio de Erick Pulga.<
⚽🇱🇺 Bora, Ademir! É o segundo gol do @ecbahia!
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/Kl736dvGf3
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 26, 2025
/p>
O Bahia voltaria a ameaçar pelo alto, novamente forçando Banegas a se esticar, desta vez com Everton Ribeiro. Aos 17 minutos, Ademir balançou as redes novamente com outra assistência de Erick Pulga. O camisa 7 ficou no um contra um ante o marcador e, de canhota, deu uma bela tacada de sinuca no canto do goleiro. Sem sustos, o time baiano continuou construindo com Cauly e Ademir, mas o placar ficou no 3 a 0 mesmo.