quarta-feira, 20 agosto , 2025
Sportbuzz
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Sportbuzz
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Home Fórmula 1

FIA cogita retorno dos motores V10 para a Fórmula 1

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou que a Fórmula 1 deveria considerar retornar aos motores V10, operando com combustível sustentável; saiba mais

Por Fabio Cavalcante
21/02/25 16:32:39
Em Fórmula 1
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. (Créditos: Getty Images)

EnviarEnviarCompartilharCompartilharCompartilhar

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou que a Fórmula 1 deveria considerar retornar aos motores V10, operando com combustível sustentável. A sugestão surge em meio às discussões sobre o futuro da categoria e suas regulamentações para os próximos anos.

Atualmente, a F1 se prepara para uma importante mudança no regulamento dos motores. A partir de 2026, as unidades de potência passarão a utilizar combustível sintético, buscando equilibrar a potência gerada pelo motor de combustão interna V6 e a energia do motor elétrico (MGU-K). Com essa reformulação, a categoria pretende aumentar a importância da eletrificação, tornando o esporte mais sustentável e atraente para novos fabricantes.

Como resultado dessas mudanças, a Audi já confirmou sua entrada na categoria a partir de 2026, enquanto a Cadillac planeja desenvolver seus próprios motores para 2028, com a nova equipe que ingressará no grid no próximo ano. Além disso, após a definição das novas regras híbridas, a Honda voltou atrás na decisão de deixar a categoria, optando por permanecer no campeonato. Por outro lado, a Renault está prestes a sair do cenário como fabricante de motores.

MBS talks, bringing back the screaming V10’s 😱

Which is your favorite?

📸 @fia & @ineedtires(TT) pic.twitter.com/2xihtpjISj

— Braking Point (@BrakingPt) February 21, 2025

Diante desse cenário de transição energética e mudanças na estrutura da categoria, algumas figuras do automobilismo defendem um possível retorno dos motores V10. Essa configuração foi utilizada por toda a Fórmula 1 pela última vez em 2005 e é amplamente lembrada pelo seu som estrondoso e pela potência elevada.

Declarações do presidente da FIA

Diante desse debate, Mohammed Ben Sulayem sugeriu que a reintrodução dos V10, agora com combustíveis sustentáveis, deveria ser analisada nas futuras discussões sobre as regulamentações da F1. Em publicação nas redes sociais, o presidente da FIA enfatizou a importância de manter o esporte alinhado às novas tecnologias, sem deixar de considerar alternativas que possam melhorar a experiência dos fãs e manter a essência da categoria:

“O lançamento da F1 em Londres nesta semana gerou muitas discussões positivas sobre o futuro do esporte. Embora aguardemos a introdução das regras de 2026 para chassi e unidade de potência, devemos também liderar o caminho para futuras tendências tecnológicas no automobilismo. Devemos considerar diferentes direções, incluindo o som estrondoso dos motores V10 movidos a combustível sustentável. Independentemente do caminho escolhido, devemos apoiar as equipes e fabricantes no controle de custos com pesquisa e desenvolvimento”, escreveu Ben Sulayem.

As declarações do presidente da FIA reforçam um debate que já vinha sendo fomentado por outras lideranças do esporte. O CEO da F1, Stefano Domenicali, também indicou que a categoria poderia estudar alternativas aos atuais motores híbridos, desde que essas soluções mantivessem o compromisso com a sustentabilidade:

“Se o combustível sustentável está realmente cumprindo o papel de ser uma solução com zero emissão, e estamos levando a sustentabilidade a sério, talvez não precisemos mais de motores tão complexos ou caros de desenvolver. Então, podemos pensar em motores mais leves e com um som mais marcante“, disse Domenicali à revista ‘Autosport’ em agosto passado.

Possibilidade real ou apenas desejo dos fãs?

Apesar da empolgação de alguns torcedores nostálgicos, que gostariam de ver o retorno dos V10, o cenário atual da F1 indica que essa mudança não deve acontecer tão cedo. O regulamento de 2026 já foi fechado, a categoria caminha para uma maior eletrificação dos motores, um fator decisivo para a entrada de novos fabricantes.

Além disso, os combustíveis sintéticos, uma das principais apostas da Fórmula 1 para reduzir sua pegada de carbono, ainda enfrentam desafios. Embora apresentem potencial para reduzir emissões poluentes, esses combustíveis são atualmente caros e menos eficientes em comparação com os modelos híbridos e elétricos.

Assim, os fabricantes da categoria não demonstram interesse em abandonar a tecnologia híbrida, que se tornou um padrão na F1 e na indústria automotiva.

Especialistas opinam

O ex-engenheiro da Mercedes e da Williams, Paddy Lowe, que atualmente é fundador da empresa de combustíveis sintéticos Zero Petroleum, acredita que uma mudança para motores exclusivamente a combustão não seria viável no futuro próximo:

“Já vejo essa ideia há muito tempo e, na verdade, há um elemento dela na criação da nossa empresa Zero. A Fórmula 1 hoje é uma categoria híbrida, e isso representa uma solução muito eficiente para a indústria automotiva de forma geral, na minha opinião”, disse Lowe no podcast ‘James Allen on F1′.

Diante dessas considerações, embora a ideia de trazer de volta os V10 possa gerar entusiasmo entre os fãs e até dentro da própria FIA. A realidade do esporte e da indústria automotiva caminha em outra direção. A Fórmula 1 segue seu plano de eletrificação, apostando nos híbridos e nos combustíveis sintéticos como a combinação ideal para um futuro mais sustentável.


 

Tags: Ben SulayemF1FIAFórmula 1V10
EnviarCompartilharTweetCompartilharPin
Carlo Ancelotti - Créditos: depositphotos.com / lakasa studyo
Futebol

Ancelotti pré-convoca Neymar e Gabriel Brazão para a Seleção Brasileira

Por Fabio Cavalcante
agosto 20, 2025
0

O técnico Carlo Ancelotti incluiu Neymar e Gabriel Brazão entre os pré-convocados da Seleção Brasileira para os próximos jogos das...

Leia maisDetails
Lionel Messi e o recorde histórico de gols na Europa!

Lionel Messi e o recorde histórico de gols na Europa!

agosto 20, 2025
Santos x Vasco: Quem foi o maior?

Santos x Vasco: quem foi o maior?

agosto 20, 2025
Gabriel Medina e Oscar Segall concedem entrevista exclusiva ao SB no Beyond The Club

Beyond The Club: Medina e Oscar Segall falam sobre sucesso do projeto

agosto 20, 2025
As melhores séries sobre futebol que todo fã precisa ver!

As melhores séries sobre futebol que todo fã precisa ver!

agosto 20, 2025
Instagram Facebook Twitter Youtube Telegram TikTok Threads

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

PERFIL Brasil
Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil
+55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

AnaMaria | AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | Cinebuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | Sportbuzz

Rede de sites parceiros:
Bons Fluidos | Holywood Forever | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

Canal Net| Caras Argentina| Exitoína | Marie Claire | Noticias | Parabrisas | Perfil Argentina | Weekend |  442 

Expediente

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Politica de privacidade

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.