O ‘Rei dos Camarotes’ em São Paulo tem nome: Leo Rizzo. Embora não faça questão de aderir ao título de majestade, o empresário é o idealizador de um negócio de sucesso. Ele conduz a Soccer Hospitality, a maior rede do país na área, com faturamento superior à casa dos R$ 20 milhões.
Sua origem é humilde: Leo é filho de um mecânico e uma professora. Antes de se envolver com o futebol, o homem de negócios já foi um garoto de 12 anos inserido no mundo do entretenimento, especialmente na televisão. Posteriormente, Rizzo fundou a sua primeira empresa de eventos, a Cia do Rizzo, em uma garagem na Granja Viana, que tocava festas infantis.
Leo Rizzo conversa com o SportBuzz
Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Rizzo falou sobre quando sua trajetória encontrou o esporte. “Eu comecei a trabalhar no mundo do futebol em 2008. Eu trabalhava na venda de coquetelarias, de bartenders. E uma das festas que fui fazer na casa de uma dessas pessoas era da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ele gostou do serviço e convidou para me fazer a festa de final de ano da Federação”, relatou.
“Prestamos o serviço, lá na Barra Funda, foi um sucesso, e eu acabei caindo nas graças do pessoal de eventos e marketing da Federação. E eu construí um serviço voltado para o mundo do futebol dentro de alguns espaços. Era um camarote, mas não como acabamos criando depois”.
Conforme a confiança no trabalho de Leo Rizzo crescia, o negócio se expandia de maneira proporcional. Os serviços do empresário foram da instância estadual até a nacional: sua companhia foi responsável por montar a sala de imprensa da Seleção Brasileira na Copa de 2010, recebida na África do Sul.
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“Quando você sai do Brasil, você passa a ter outra visão. Você percebe: ‘Cara, isso aqui é o mundo. Eu quero conhecer coisas legais e criar conceitos de hospitalidade’”, ressaltou Rizzo. A experiência internacional, que contou com estudos em diversas partes do globo (mais especificamente, 60 países), impulsionou Leo a explorar seu ‘tino’.
O nascimento dos camarotes
“Já estruturado no meu voo solo, eu abro o meu primeiro camarote no Morumbis, com um clube de pôquer. Eu vendi um grande patrocínio para uma marca de whisky, a campanha mundial deles era um cassino, e a gente aplicou isso dentro do mundo do pôquer. E aí eu construí um restaurante com a marca desse whisky durante o dia, e ficava com o clube de pôquer à noite. Foi um sucesso absoluto”, expôs o ‘Rei dos Camarotes’.
Naturalmente, os rivais do São Paulo – como o Palmeiras – também quiseram a experiência para as suas estruturas: “Deu dois meses, o Allianz Parque me chamou: ‘Vem aqui me mostrar o que você tá fazendo’. Foi um convite maravilhoso. Acabei indo para o Allianz Parque e consegui entrar no estádio com o mesmo conceito”.
Do Camarote dos Ídolos no Morumbis até a Fan Zone na arena do Verdão, Rizzo só evoluiu. A mágica do ‘hospitality’ chegou ao Corinthians, com direito a piscininha dentro do estádio. Da mesma maneira, o Santos recebeu o Boteco Santista, e a companhia já dominava o entretenimento de luxo dos quatro grandes do Estado. Botafogo, Grêmio e Náutico são outros clubes dominados pelo empresário. Confira a entrevista completa de Leo Rizzo no SportBuzz no YouTube!