A temporada 2025 da Fórmula 1 contará com seis estreantes no grid, incluindo Liam Lawson (que já correu na categoria em 2023 e 2024, mas fará sua primeira temporada completa) e Andrea Kimi Antonelli, que representarão Red Bull e Mercedes, respectivamente. Para o CEO da McLaren, Zak Brown, a presença de novatos pode representar uma fragilidade para essas equipes no campeonato. Embora acredite no potencial de ambos para se tornarem forças dentro de suas escuderias, Brown avalia que a adaptação ao novo ambiente pode torná-los um peso inicial.
Enquanto Lawson já soma 11 largadas em GPs, Antonelli tem experiência limitada, tendo participado apenas de duas sessões de treinos livres pela Mercedes. Em uma delas, realizada em Monza, o jovem piloto italiano sequer conseguiu completar 10 minutos de pista antes de colidir com o muro.
As expectativas de Zak Brown para 2025
O chefe da McLaren acredita que as quatro principais equipes de 2024, Red Bull, Mercedes, Ferrari e McLaren, continuarão fortes na disputa pelo título. Além disso, ele destaca o impacto que Lewis Hamilton pode trazer à Ferrari, formando uma dupla poderosa com Charles Leclerc.
Ver essa foto no Instagram
“Definitivamente, antecipo que Lewis será um candidato ao campeonato de pilotos. Acho que nós e a Ferrari terminamos o ano passado praticamente iguais, e isso deve continuar”, afirmou Brown ao RacingNews365.
“A Mercedes esteve muito próxima e venceu quatro ou cinco corridas. Então, eu os coloco na disputa e, claro, a Red Bull, começou o ano superforte, teve um período de oscilação no meio da temporada e depois terminou muito bem. Não acho que haja grandes diferenças entre essas quatro equipes”, completou.
Novatos são fraquezas?
Após esses comentários, Brown destacou que a inexperiência de Antonelli e Lawson pode representar um desafio para Red Bull e Mercedes, especialmente em um calendário de 24 corridas:
“Kimi é um estreante, e Liam, digamos, ainda inexperiente. Do ponto de vista dos construtores, isso pode ser um obstáculo maior ao longo do campeonato. Eles inevitavelmente terão alguns fins de semana difíceis no início. Mas ambos são pilotos extremamente rápidos e acredito que eventualmente vencerão corridas.”
A temporada 2025 promete ser altamente competitiva, e Brown acredita que a velocidade de adaptação dos novatos pode ser um fator determinante na disputa pelo título.