Uma reunião entre os presidentes dos clubes franceses, realizada em 14 de julho de 2023, para debater os direitos de transmissão do Campeonato Francês, foi marcada por fortes discussões. O jornal francês L’Équipe teve acesso a áudios do encontro, que revelam uma ríspida troca de acusações entre dirigentes, com destaque para um embate entre Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain (PSG), e John Textor, dono do Lyon e da SAF do Botafogo.
No momento mais tenso da reunião, Al-Khelaifi perdeu a paciência com Textor e disparou: “John, cala a boca, você não entende nada. Você é um caubói que veio não sei de onde e vem falar conosco.”
Crise no Lyon e desentendimentos de John Textor com outros dirigentes
A situação de John Textor no Lyon tem sido turbulenta. O empresário americano enfrenta problemas financeiros no clube francês e tenta evitar sanções da liga. Além disso, Textor tem sido alvo de críticas da própria torcida do Lyon, insatisfeita com a demissão do técnico Pierre Sage.
Durante a reunião, que validou a escolha da DAZN-beIN Sports como nova detentora dos direitos de transmissão da Ligue 1, Textor tentava argumentar sobre a estrutura de negócios do Lyon quando foi interrompido por Jean-Pierre Caillot, presidente do Reims:
“Sinceramente, estamos com pouco tempo.” O americano então reclamou da postura de Al-Khelaifi e o acusou de autoritarismo: “Nasser, você é um tirano!” O presidente do PSG novamente reagiu com dureza, chegando a ameaçar abandonar a reunião: “John, John, John… cala a boca, você não entende nada. Você é um caubói que veio não sei de onde e vem falar conosco. Estou saindo desta ligação porque ele realmente vai me deixar com raiva, juro, estou perdendo meu tempo, estou saindo da reunião, ele não entende nada, juro.”
Textor: “Nasser, you’re being a bully.”
Al-Khelaifi: “Stop talking. You don’t understand anything. You’re a cowboy coming from I don’t know where and you’re talking to us?”
France 2 has leaked a frosty meeting of Ligue 1 presidents on TV rights.pic.twitter.com/LySOSelmZG
— Get French Football News (@GFFN) February 19, 2025
Acusações de conflito de interesses
O tom da reunião seguiu elevado quando Joseph Oughourlian, presidente do Lens, criticou Al-Khelaifi por um possível conflito de interesses. O dirigente catariano, além de comandar o PSG, é dono da rede de TV beIN Sports, que adquiriu os direitos de transmissão da Ligue 1 em parceria com a DAZN.
“Nasser, acho que você deveria respeitar os outros presidentes,” afirmou Oughourlian. Al-Khelaifi, no entanto, rebateu de imediato: “Você é inteligente e um homem de negócios, mas não entende nada de mídia.”