Nesta sexta-feira, 31, foram sorteados os confrontos do enfrentamento entre Brasil e França na Copa Davis. Em jogos realizados neste final semana, entre sábado e domingo, as duas seleções buscam uma vaga nas oitavas de final da competição por equipes. As partidas serão sediadas em Orleans, na França, e João Fonseca será o primeiro brasileiro a entrar em quadra.
O 99º colocado do ranking mundial irá enfrentar o número 15 do mundo, o francês Ugo Humbert. O jovem carioca é segundo brasileiro mais bem ranqueado pela ATP, apenas atrás de Thiago Wild, enquanto o tenista adversário é líder do seu país. O retorno do prodígio brasileiro às quadras, após o Australian Open, acontece neste sábado, 31, às 10h30 (horário de Brasília).
João Fonseca abre o caminho do Brasil na Copa Davis
No mesmo dia, o Brasil volta a quadra com Thiago Wild, número 1 do país e 76 do mundo, para encarar Arthur Fils, 19º do ranking mundial. O adversário francês é um velho conhecido para João Fonseca, que encarou o francês na disputa do Next Gen ATP Finals, torneio que o carioca venceu todos os jogos e se sagrou campeão.
Ver essa foto no Instagram
Para fechar a equipe brasileira para essa etapa da Copa Davis, Matheus Pucinelli, 302º colocado do ranking mundial, é o terceiro tenista disponível para os jogos simples. Nas duplas, o Brasil conta com a experiência de Marcelo Melo e Rafael Matos, 39º e 38º colocados do ranking de duplas, respectivamente.
Esse será o sexto encontro entre Brasil e França pela Copa Davis, com um retrospecto apertado, mas favorável para os adversários. Nas outras cinco ocasiões, os franceses venceram três e a seleção brasileira levou dois triunfos. No entanto, o último encontro foi há 25 anos, já que aconteceu em 2000 e os brasileiros venceram, com atuações de Guga, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Francisco Costa.