A General Motors (GM) deu mais um passo significativo rumo à sua estreia na Fórmula 1, prevista para 2026. A montadora norte-americana anunciou a criação da GM Performance Power Units, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de motores que equiparão a futura equipe, batizada com o nome de sua marca de luxo, Cadillac, em parceria com o grupo norte-americano TWG Global.
A GM revelou que a nova empresa tem como objetivo colocar a Cadillac no seleto grupo de equipes “full works”, que desenvolvem tanto os veículos quanto as unidades de potência. Em comunicado, a companhia destacou que o projeto visa consolidar a marca na elite do automobilismo até o final da década. Enquanto o motor próprio não está pronto, a Cadillac utilizará unidades fornecidas pela Ferrari a partir de sua estreia, marcada para 2025.A GM informou que já iniciou os testes de tecnologia de motores protótipos da Fórmula 1 em seu centro técnico de automobilismo em Charlotte, na Carolina do Norte. Além disso, planeja inaugurar uma instalação específica para o programa de motores de F1 em 2026, na mesma região.
Começa um novo capítulo na F1.
A GM e a TWG Motorsports se unem para formar a GM Performance Power Units LLC. Esta empresa será responsável pelo desenvolvimento dos motores Cadillac na F1.É o primeiro passo concreto na produção de motores da Cadillac, esperada para 2028, mas… pic.twitter.com/tZDkWSyivN
— Splash and Go 🏁 🏎 (@splashand_go) January 9, 2025
Liderança e parcerias estratégicas
Russ O’Blenes, chefe de propulsão e performance da GM Motorsports, será o CEO da GM Performance Power Units. Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, celebrou a escolha: “Estamos entusiasmados em receber Russ nesse papel fundamental. Sua expertise e liderança serão cruciais enquanto lançamos as bases para a jornada da Cadillac na F1. Juntamente com o chefe de equipe Graeme Lowdon, eles liderarão o time para estabelecer novos padrões de desempenho e inovação no esporte.”
O presidente da GM, Mark Reuss, reforçou o impacto da chegada de Russ à equipe: “Russ traz vasta experiência de muitas séries de corrida campeãs e uma expertise técnica excepcional, incluindo a liderança nos motores híbridos do Imsa Cadillac e do Corvette C8.R, que são vencedores comprovados. Na F1, vamos demonstrar as capacidades de engenharia e tecnologia da GM em um palco global, e Russ é a escolha certa para liderar a equipe de unidades de potência que fará isso acontecer.”
Novos fabricantes na F1
A entrada da Cadillac/GM faz parte de uma nova onda de fabricantes atraídos pelas mudanças nos regulamentos de motores da Fórmula 1 a partir de 2026. Entre os novos competidores estão também a Ford, que se associará à Red Bull, e a Audi, que adquiriu a equipe suíça Sauber e formará uma equipe de fábrica.
Essas marcas se juntarão aos atuais fabricantes de motores da F1: Mercedes, Ferrari e Honda. Já a Renault, proprietária da equipe Alpine, encerrará seu programa de motores no fim de 2025, com a Alpine passando a usar unidades fornecidas pela Mercedes.
Mudanças no regulamento
As novas regras exigem que a proporção de potência gerada pela parte híbrida dos motores V6 turbo de 1,5 litro aumente de 20% para 50%. Além disso, a Fórmula 1 passará a adotar combustíveis sustentáveis e neutros em carbono, fabricados a partir de biomassa ou fontes sintéticas, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade do esporte.