Nesta segunda-feira, 6, o Rayo Vallecano anunciou a rescisão de contrato de James Rodríguez, meio-campista colombiano que ficou pouco mais de quatro meses no clube. Levando em consideração sua saída conturbada do São Paulo, no meio de 2024, essa foi a segunda rescisão forçada do jogador em sequência. Porém, o que acontece para o colombiano não dar certo nas equipes que passa?
Em um recorte de quatro anos, James Rodríguez passou por cinco clubes e entrou em campo em 91 ocasiões, sem levar em consideração os jogos pela seleção colombiana. Entre lesões e períodos de afastamento, a melhor passagem do camisa 10 nos últimos anos foi pelo Olympiacos, mas que não rendeu sua permanência para uma segunda temporada.
James Rodríguez vive fase complicada nos clubes
Em 2020, em nova oportunidade com Carlo Ancelotti, treinador que o levou para o Real Madrid, o colombiano foi contratado pelo Everton, da Inglaterra. Em 26 jogos disputados, o meio-campista até que teve números regulares, com seis gols marcados e oito assistências. Porém, as estatísticas não o mantiveram no clube e foi jogar no Catar, no Al-Rayyan.
Ver essa foto no Instagram
Foi uma passagem curta, mas com bons números pelo Oriente Médio. Em 16 partidas pelo clube do Catar, o colombiano balançou a rede cinco vezes e deu sete assistências, antes de partir para o Olympiacos, da Grécia. No futebol grego, James jogou menos. Foram 23 jogos, com cinco gols e seis assistências, até ficar livre no mercado e ser contratado pelo São Paulo.
Com poucas oportunidades, problemas nos bastidores e fora dos planos dos treinadores com que trabalhou, James Rodríguez teve apenas 22 jogos pelo São Paulo, com dois gols marcados e quatro assistências distribuídas. Após a Copa América, o clube paulista chegou a conclusão que a rescisão contratual seria a melhor opção.
Livre no mercado, James fechou com o Rayo Vallecano, que promoveu seu retorno ao futebol espanhol. Porém, essa passagem também foi esquecível, com apenas sete jogos disputados e uma assistência. Todos esses fracassos nos clubes foram entremeados por grandes atuações pela Colômbia, sendo eleito, inclusive, o melhor jogador da última Copa América.
Desde o início de 2023, James Rodríguez entrou em campo em 23 ocasiões pela seleção colombiana. Nesse recorte, o meio-campista marcou quatro gols e distribuiu 10 assistências, além de capitanear a equipe que sonha em retornar à Copa do Mundo, após ficar de fora da edição disputada no Catar.