O Wolverhampton, da Premier League, oficializou nesta quinta-feira (19) a contratação do técnico português Vítor Pereira, ex-Corinthians e Flamengo. O treinador assinou um contrato válido até o final do primeiro semestre de 2026 e chega para substituir Gary O’Neil, demitido após a derrota para o Ipswich Town em casa.
Com os Wolves ocupando a 19ª colocação na tabela, Pereira enfrenta um grande desafio. A equipe soma 11 derrotas em 16 partidas na Premier League e está a cinco pontos do Leicester, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
“Esse é um momento desafiador para o clube, e queremos agradecer a Vítor por assumir essa responsabilidade. Temos completa confiança em sua habilidade para nos colocar de volta nos trilhos, junto com os jogadores e o staff, e todo o clube estará lhe dando apoio para alcançar o sucesso”, afirmou Jeff Shi, presidente do Wolverhampton.
Welcome to Wolves, Vitor 🤝
— Wolves (@Wolves) December 19, 2024
Carreira de Vítor Pereira
Vítor Pereira iniciou sua trajetória como técnico nas categorias de base de clubes portugueses, incluindo o Padroense e o Porto. Ele se destacou no cenário internacional com passagens pelo Al-Ahli, Olympiacos e duas temporadas no Fenerbahçe.
No Brasil, chegou ao Corinthians em fevereiro de 2022, onde obteve bons resultados nas competições de mata-mata. No entanto, foi eliminado pelo Flamengo nas quartas da Libertadores e perdeu para o mesmo rival na final da Copa do Brasil, nos pênaltis, no Maracanã. Ao final do ano, deixou o clube alegando problemas familiares, mas causou polêmica ao ser anunciado pelo Flamengo em dezembro de 2022 como substituto de Dorival Júnior.
Sua passagem pelo Flamengo foi marcada por insucessos, com derrotas em quatro competições: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Pereira foi demitido em menos de três meses e, antes de assumir o comando do Wolverhampton, estava à frente do Al Shabab, da Arábia Saudita.
Elenco com presença brasileira
O elenco dos Wolves conta atualmente com quatro jogadores brasileiros: André (ex-Fluminense), João Gomes (ex-Flamengo), Matheus Cunha (ex-Atlético de Madrid) e Pedro Lima (revelado na base do Sport). Matheus Cunha tem se destacado na temporada 2024/25, com 11 participações diretas em gols, sendo um dos poucos pontos positivos em uma campanha negativa.