Nesta segunda-feira, 16, a Conmebol divulgou a atualização do seu ranking de clubes, dando destaque para os 30 primeiros colocados. Com muitos brasileiros na lista, o mais bem colocado foi o Palmeiras, que está em segundo, apenas atrás do River Plate. O Botafogo, atual campeão da Libertadores, ficou de fora do top-20, apesar de ter ganhado algumas posições com o título inédito.
É bom ressaltar que esse ranking é o que define os potes dos sorteios das próximas edições da Libertadores e da Sul-Americana. Sendo assim, os mais bem colocados são colocados como cabeças de chave, sem chance de se cruzarem antes das oitavas de final, enquanto os demais podem encontrar grupos mais complicados.
Ranking Conmebol: River líder e Botafogo fora do top-20
Além da utilização para organização dos sorteios das suas principais competições, o ranking da Conmebol passa a ser muito importante para a classificação para o Mundial de Clubes. Para a próxima e primeira edição, além dos campeões da Libertadores (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras), River Plate e Boca Juniors entraram pelo bom ranqueamento; confira o ranking completo abaixo.
Ver essa foto no Instagram
Os critérios do ranking são baseados no histórico de resultados dos clubes nas competições internacionais, com pesos diferentes entre Libertadores e Sul-Americana. Por essa razão, inclusive, que o Botafogo, atual campeão do principal torneio do continente, não tem uma posição de tanto prestígio. Apesar do título, o Glorioso ficou sete anos sem jogar o campeonato e nunca tinha sido finalista antes.
O Brasil é o país com o maior número de clubes entre os 30 primeiros. Ao todo, 12 times brasileiros estão representados no top-30, seguido pelos sete argentinos presentes no ranking. Para completar, o Paraguai tem três equipes, assim como o Equador, o Uruguai tem dois, enquanto Chile, Bolívia e Colômbia têm apenas um representante cada.