A próxima temporada da Fórmula 1 contará com algumas mudanças no grid. Porém, além de pilotos que já estavam como titulares trocando de equipes, a categoria irá receber pelo menos quatro novatos, que estavam em categorias inferiores ou trabalhando como pilotos de desenvolvimento. O brasileiro Gabriel Bortoleto é um deles e, na opinião de Fernando Alonso, é o melhor.
Além do brasileiro, a F1 irá receber outros três calouros confirmados em seu grid de pilotos titulares. Oliver Bearman, que teve experiência na Ferrari, substituindo Carlos Sainz, será piloto da Haas. Jack Doohan irá herdar o assento de Esteban Ocon na Alpine, e na Mercedes, Kimi Antonelli será o primeiro italiano a correr pela equipe e terá a responsabilidade de substituir Lewis Hamilton.
Alonso aposta suas fichas em Gabriel Bortoleto
Fernando Alonso não se estendeu sobre os outros novatos, mas destacou sua admiração por Bortoleto. “Ele é o melhor. Em sua temporada de estreia na F3, ele foi campeão. Em sua temporada de estreia na F2, foi campeão. Sei que há muitas opiniões sobre a nova geração; muitos novatos estarão presentes no próximo ano, todos muito talentosos, mas o melhor deles é Gabriel”, disse o veterano.
Ver essa foto no Instagram
O espanhol ponderou a situação do brasileiro no grid, que terá um carro, provavelmente, abaixo dos outros novatos, mas isso não tira sua habilidade e não apaga seus feitos. “Obviamente no próximo ano ele talvez não tenha o mesmo carro que alguns dos novatos, mas espero que as pessoas não se esqueçam de que ele é melhor do que eles. Ele foi e continuará sendo”, completou.
A relação de Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto vai além da admiração mútua nas pistas. O espanhol é agente do jovem piloto desde 2022, após uma procura do próprio brasileiro, quando ainda disputava a Fórmula Regional Europeia. A partir daquele momento, o bicampeão mundial da Fórmula 1 apostou suas fichas no prospecto e faz parte da sua equipe de gerenciamento de carreira.