Nesta quinta-feira, 5, o Mundial de Clubes teve seus grupos definidos. Em cerimônia nos Estados Unidos, os quatro representantes brasileiros conheceram os caminhos que vão trilhar até a conquista do torneio global. Entre os times do país verde e amarelo, está o Botafogo, atual campeão da Libertadores, que está em busca da taça intercontinental inédita.
Ao contrário dos demais clubes brasileiros, o Alvinegro Carioca não foi cabeça de chave. O Botafogo, que atualmente se preocupa com a disputa do Brasileirão 2024, caiu no Grupo B, ao lado do Paris Saint-Germain-FRA (PSG), do Atlético de Madrid-ESP e do Seattle Sounders-EUA. Tendo o cenário em vista, o time norte-americano (que já estava definido antecipadamente) vai disputar todas as partidas da fase em casa.
Primeira etapa do Mundial de Clubes
No total, são oito grupos com quatro times, que se enfrentam dentro de suas respectivas chaves. Posteriormente, os dois melhor posicionados avançam à etapa eliminatória da competição global, decidida em jogos únicos e sem disputa pelo 3º lugar. O torneio está marcado entre os dias 15 de junho e 13 de julho e será sediado nos Estados Unidos, em 11 cidades e 12 estádios distintos.
Ver essa foto no Instagram
Botafogo no Mundial de Clubes
Antes de faturar a Libertadores com o Glorioso, o técnico Artur Jorge havia dito que o Mundial não era o objetivo central do clube, apenas uma consequência. “Estamos falando da evolução do Botafogo, que passa por dificuldades e consegue renascer das cinzas para poder competir ao mais alto nível”, pontuou o português.
“É uma oportunidade e mais um estímulo de sabermos que depois estaremos na elite do futebol mundial competindo com os melhores do mundo”. No dia seguinte à fala, o elenco do Rio de Janeiro bateu o Atlético-MG por 3 a 1, em Buenos Aires, com um atleta a menos em campo.