O Real Madrid anunciou, por meio de nota oficial, que o menor responsável por proferir insultos racistas contra Vini Jr. durante a partida contra o Rayo Vallecano, em fevereiro deste ano, foi punido com um banimento de um ano dos estádios e deverá pagar uma multa. A penalidade foi determinada pela Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte.
Segundo o clube, o jovem admitiu a má conduta, enviou uma carta de desculpas ao atleta e aceitou a punição imposta pela Procuradoria de Menores. Além disso, ele participará de atividades socioeducativas como parte do acordo extrajudicial.
Quatro casos de racismo contra Vini Jr. e companheiros resolvidos em 2024
No comunicado, o Real Madrid destacou o progresso no combate ao racismo em 2024, informando que, desde junho, quatro processos judiciais envolvendo ataques racistas a jogadores do clube foram concluídos.
“Desde o passado mês de junho, já decorreram quatro processos judiciais que, quer na jurisdição penal, quer na jurisdição juvenil, terminaram com a punição dos autores dos intoleráveis atos racistas que tanto em diferentes estádios desportivos como em fóruns e redes sociais têm cometido contra jogadores do Real Madrid”, afirmou o clube.
Comunicado Oficial.#RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) November 29, 2024
Posição do Real Madrid no combate ao racismo
O clube merengue reafirmou seu compromisso em lutar contra o racismo no esporte, tanto por meio de ações legais quanto pela promoção de valores esportivos.
“O Real Madrid, que juntamente com os seus jogadores instaurou ações penais privadas nestes processos e o exerce em outros atualmente pendentes, continuará a trabalhar para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto”, concluiu a nota.
LEIA MAIS: Vinicius Junior entra na lista de jogadores mais bem pagos do mundo em 2024