A afirmação de Max Verstappen, tetracampeão da Fórmula 1, de que seria campeão nesta temporada mesmo pilotando os carros da McLaren ou Ferrari, causou reações no paddock. O comentário, feito após garantir o título no GP de Las Vegas, foi rebatido por Lando Norris e Charles Leclerc, respectivamente segundo e terceiro colocados no campeonato.
Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (28), antes do GP do Catar, penúltima etapa da temporada, Norris brincou com a declaração do rival holandês. “Ele deveria começar um show de comédia – disse o piloto da McLaren, que em seguida adotou um tom mais sério para discordar da fala. – É claro que ele pode dizer o que quiser, mas discordo totalmente. Ele é bom, mas isso [vencer com a McLaren] não é verdade”, afirmou.
Já Charles Leclerc, piloto da Ferrari, classificou a declaração de Verstappen como exagerada. Segundo o monegasco, é impossível para Max conhecer a fundo os carros da McLaren e Ferrari para fazer tal afirmação. “Ele é um piloto muito especial, e a confiança que tem é parte disso. Mas é difícil dizer algo assim sem saber realmente como é o carro. Ele é incrível, sem dúvidas, mas talvez seja um pouco de exagero”, pontuou Leclerc.
lando on max saying he wouldve won in the MCL:
“it depends if there was no redbull, yeah! even i couldve won if there was no redbull and max wasnt in a redbull..i dont believe it. i know what max is capable of doing, i like his confidence but not possible”pic.twitter.com/PClz1rEzvU
— ray (@ln4norris) November 28, 2024
Verstappen e o domínio inicial da temporada
Max Verstappen conquistou seu quarto título ao terminar o GP de Las Vegas na quinta posição. A temporada do piloto começou de forma dominante, com sete vitórias em dez corridas, mas a Red Bull viu seu desempenho cair na segunda metade do campeonato. Nesse período, o holandês venceu apenas uma prova, o GP de São Paulo, quando largou da 17ª posição em uma corrida marcada pela chuva.
A mudança de forças na temporada também ficou evidente no campeonato de construtores. A RBR, que liderava no início do ano, foi superada pela McLaren e pela Ferrari na reta final. Atualmente, a equipe austríaca soma 555 pontos, 53 a menos que a líder McLaren.
Verstappen, responsável por 73% dos pontos da Red Bull (403), não contou com um companheiro de equipe à altura. Sergio Pérez, oitavo no campeonato com 152 pontos, foi alvo de críticas, mas Lando Norris acredita que a ausência de competição interna tornou a vida de Max mais desafiadora.
“Tem seus prós e contras. Max teve que fazer o trabalho todo sozinho. Ele dirige em um nível incrivelmente alto sem um companheiro que possa levá-lo ao limite. Isso torna a vida dele mais difícil em certo sentido e mais complicada para a equipe também”, avaliou Norris.
Respeito e rivalidade entre Norris e Verstappen
Apesar da discordância sobre as declarações, Norris reforçou que mantém uma relação de amizade com Verstappen. “Tivemos alguns momentos difíceis, mas seguimos bons amigos. Conversamos após a última corrida, e continuo tendo muito respeito por ele e por tudo o que conseguiu”, destacou o britânico.
GP do Catar: programação
O GP do Catar será a 23ª etapa do calendário da Fórmula 1. As atividades de pista começam nesta sexta-feira (29), com o treino livre às 10h30 (horário de Brasília) e a classificação para a corrida sprint às 14h30. A corrida principal será no domingo (1º), às 13h.
LEIA MAIS: Lewis Hamilton revela batalha contra depressão desde os 13 anos