No próximo sábado, 30, Atlético-MG e Botafogo decidem o título da Libertadores, no Monumental de Nuñez. Pela sexta edição consecutiva, a competição terá um campeão brasileiro e, nas últimas seis decisões, essa será a quarta final 100% brasileira. O SportBuzz traz um retrospecto das últimas finais do torneio sul-americano.
Em 2019, a decisão foi no Estádio Monumental, em Lima, no Peru, entre Flamengo e River Plate. O confronto entrou para a história com uma virada incrível do Mengão. Após sair perdendo no primeiro tempo, o Rubro-Negro, treinado por Jorge Jesus na época, buscou a virada nos últimos minutos com dois gols de Gabigol. O camisa 9 ainda foi expulso antes do apito final.
Quatro finais brasileiras nas últimas cinco Libertadores
Em janeiro de 2021, a Libertadores de 2020 foi decidida por dois clubes brasileiros pela primeira vez desde 2006, quando o Internacional bateu o São Paulo. Em período pandêmico, o Maracanã recebeu torcedores convidados dos finalistas Palmeiras e Santos. Após um jogo truncado, com poucas oportunidades, Breno Lopes marcou de cabeça, já nos acréscimos, e adiou o Peixe a se tornar o primeiro tetracampeão continental do Brasil.
A Libertadores de 2021 foi decidida no Estádio Centenário, no Uruguai, entre Flamengo e Palmeiras. O Verdão abriu o placar nos primeiros minutos, com Raphel Veiga. O Rubro-Negro empatou no segundo tempo com Gabigol e levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, Deyverson, atualmente finalista pelo Atlético-MG aproveitou falha de Andreas Pereira e deu o título ao clube paulista.
Em 2022, um novo clube entrou para o grupo dos brasileiros tricampeões da Libertadores. Após o Palmeiras, na decisão anterior, o Flamengo voltou à final e venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol. O jogo foi marcado pela expulsão de Pedro Henrique, ainda no primeiro tempo, que atrapalhou o plano de título do Furacão.
Na última edição, em 2023, a competição continental teve um campeão inédito após sete anos. O Fluminense encarou o tradicional Boca Juniors e ficou com a taça após 120 minutos de bola rolando. No tempo regulamentar, o duelo terminou empatado por 1 a 1, mas John Kennedy apareceu no tempo extra e marcou o gol decisivo para o Tricolor das Laranjeiras.
LEIA MAIS EM: Final da Libertadores 2024: data, local e tudo o que você precisa saber
Ver essa foto no Instagram