Vanderlei Luxemburgo gerou polêmica ao comentar os casos de racismo sofridos por Vini Jr. Na perspectiva de Luxa, o atacante não tem capacidade para “levar porrada” e seria indiretamente responsável pelas situações de preconceito nas quais está inserido. Para o ex-técnico do Corinthians, o atleta ainda estaria usando sua identidade racial como desculpa para o seu comportamento.
“Não tem nada a ver com racismo. Racismo no futebol é tratado como uma coisa totalmente diferente. Eu acho que o Vinicius provoca muito essa perseguição fazendo coisas que não cabem. O adversário devolve a bola pra ele com educação, ele pega a bola e joga no chão e sai ironizando…”, disse Luxa em entrevista ao jornalista Benjamin Back.
Luxa fala sobre Vini Jr em campo
“Ali é campo de futebol, a porrada come. Aí os caras chegam com uma porrada no Vinicius Júnior, ele levanta, agride o cara como se ele não pudesse tomar uma porrada. Ele se irrita com a porrada como se fosse uma perseguição por ele ser preto. Imagina o Pelé quantas porradas tomou, o Zico”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Vale destacar que Vini Jr é vítima recorrente de racismo, principalmente no futebol espanhol. O jogador do Real Madrid virou alvo de diversos adversários da equipe, que o atacam com cânticos preconceituosos, ameaças de morte, entre outras formas de violência. Inclusive, o camisa 7 chegou a dizer que o país não deveria ser considerado para sediar a Copa do Mundo 2030 caso não evolua na luta antirracista.
Vini Jr se manifesta sobre racismo em LALIGA
Recentemente, o cenário do futebol internacional foi novamente impactado por atos de racismo durante um clássico entre Real Madrid e Barcelona no icônico estádio Santiago Bernabéu. O jovem talento do Barcelona, Lamine Yamal, foi alvo de comentários racistas após marcar um gol no confronto.
O atacante brasileiro, que já passou por situações semelhantes na Espanha, utilizou suas redes sociais para manifestar sua insatisfação e solidariedade com os jogadores vitimizados, classificando os agressores como criminosos; confira.
LEIA MAIS EM: Carvajal rebate declarações de Vini Jr. sobre racismo na Espanha