Coco Gauff confirmou sua presença na semifinal do WTA Finals ao vencer a atual campeã, Iga Swiatek, por 6-3 e 6-4, em Riade, Arábia Saudita. Com o triunfo, a jovem tenista americana se juntou a Aryna Sabalenka entre as quatro finalistas do torneio de fim de temporada.
Além de classificar Gauff, o resultado teve impacto direto no topo do ranking da WTA. Com a derrota da polonesa, Sabalenka se garante como número um do mundo até o final do ano, já que Swiatek, atual número dois, não poderá mais ultrapassá-la.
Esta foi apenas a segunda vitória de Gauff sobre Swiatek em 13 confrontos. Em uma performance consistente e confiante, a americana de 20 anos comentou sobre a importância da vitória: “É uma sensação ótima. Eu sabia, entrando na partida, que, apesar do nosso histórico, eu estava com muita confiança e sentia que estava jogando um ótimo tênis”, declarou Gauff. “Mesmo quando jogava um pouco desleixada, os games que perdi ainda iam para o ‘deuce’. Isso me deu confiança e eu sabia que, se me mantivesse sólida, teria chance de fechar a partida.”
Beautiful backhand winner from Coco Gauff against Iga Swiatek!
#WTAFinalsRiyadhpic.twitter.com/Qj43QyCDLP
— Tennis Xtra 🎾 (@TennisXtra) November 5, 2024
A partida entre Coco Gauff e Iga Swiatek
A polonesa enfrentou dificuldades nos games de serviço durante o primeiro set, prolongando a maioria dos pontos e enfrentando sete break points. Gauff, por sua vez, se mostrou eficiente nas devoluções e sólida nos ralis, conseguindo duas quebras de serviço para construir sua vantagem inicial.
Apesar de Swiatek liderar nos winners por 9 a 5 no primeiro set, sua alta quantidade de erros foi determinante, com 21 erros não forçados contra 14 de Gauff. A americana aproveitou bem as falhas da rival, firmando-se com uma atuação segura.
No segundo set, as dificuldades de saque passaram para o lado de Gauff, que cometeu seis duplas faltas em seus dois primeiros games de serviço, cedendo uma quebra para Swiatek. No entanto, a vantagem da polonesa durou pouco, pois a estadunidense devolveu a quebra logo em seguida, igualando o placar em 2/2.
Os games seguiram disputados, com ambas as jogadoras enfrentando break points e Swiatek escapando de um 15-40 ao jogar de forma agressiva em momentos decisivos. A polonesa mostrou iniciativa, mas cometeu muitos erros no forehand e encontrou uma defesa firme de Gauff. Em mais uma troca de quebras, Swiatek chegou a liderar por 4/3, mas cedeu o empate pouco depois.
Nos últimos games, Swiatek continuou a errar, colocando poucos primeiros serviços em quadra, o que abriu espaço para uma nova quebra decisiva de Gauff. A americana manteve a concentração e fechou o set, finalizando a partida. Swiatek terminou com uma contagem de 15 a 10 nos winners, mas acumulou 47 erros não forçados, em contraste com os 33 de Gauff, que também teve que lidar com 11 duplas faltas.
LEIA MAIS: Histórica campanha de Bia Haddad Maia no US Open 2024