Com apenas 48 anos, André Mussi, ex-lutador de MMA, empresário do esporte e fisiculturista, faleceu na última terça-feira, 22. Tudo aconteceu enquanto treinava em uma academia no Rio de Janeiro, onde residia, e acabou passando mal, precisando ser socorrido por uma Unidade de Saúde, onde não resistiu, tendo a morte confirmada.
Nascido em Salvador, na Bahia, Mussi é reconhecido como um dos precursores do MMA e do esporte no Estado. No MMA, ele tem 11 vitórias profissionais, segundo o site Sherdog, com apresentações em países como Portugal, México e Estados Unidos, além do Brasil, entre 2004 e 2010, quando fez sua última luta na modalidade.
Ver essa foto no Instagram
Amigo pessoal do ex-atleta, Renato Velame afirmou, em entrevista ao “G1”, que André teria sido uma peça importante no MMA moderno, além de ter reformulado o modelo de negócio e profissionalizado o esporte no país. Antigamente, ele era proprietário da Academia Rush, que era especializada em musculação, mas também oferecia artes marciais, sendo assim que conheceu Velame.
“Antigamente, era difícil ter academia só com artes marciais. O forte da academia dele era musculação, mas a gente fez uma equipe de MMA forte lá. Crocotá é um nome pioneiro do MMA da Bahia. Muitas pessoas, como Minotauro e Minotouro, treinaram lá. Essa geração passou por lá treinando”, contou o ex-aluno, que chegou a dar aulas na academia em questão.
Durante seu período como empresário do esporte, André Mussi também ajudou a organizar alguns eventos de combate como o Clube da Luta e o Bahia Combat, que também colaboraram para a divulgação da modalidade. Vale ressaltar que o ex-atleta deixa sua esposa e uma filha, e o velório será realizado em Salvador, cidade em que nasceu.