Neste sábado, 19, após a corrida sprint vencida por Max Verstappen, o GP dos Estados Unidos contou com a classificação para a prova principal, que acontece neste domingo, 20. O tricampeão mundial estava fazendo boas parciais e brigou até o fim pelo melhor tempo, mas Lando Norris garantiu a pole e mantém viva a briga entre os dois pelo título da temporada.
Logo no Q1, a qualificação mostrou que estava preparada para muitas surpresas nos Estados Unidos. Max Verstappen, da RBR, com o melhor tempo não foi novidade, ainda mais seguido por Charles Leclerc, da Ferrari. Porém, Liam Lawson, da RB, teve a terceira melhor parcial. E os eliminados também foram surpreendentes, já que Lewis Hamilton caiu na primeira bateria e irá largar na 19ª colocação.
Na segunda bateria, Verstappen parecia dominar com tranquilidade, novamente, mas Lando Norris anotou o melhor tempo do final de semana e assumiu a liderança da disputa. Porém, o holandês retomou a ponta nos minutos finais. Entre os eliminados, ficaram Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Liam Lawson.
A bandeira amarela que consagrou Lando Norris
Na última etapa da qualificação, Lando Norris fez o melhor tempo nos primeiros minutos, seguido por Verstappen nas parciais. O piloto holandês fazia bons setores para sua última volta, em momento que George Russell errou curva e bateu no muro, com bandeira amarela colocada em ação e encerrando as atividades da classificação. Sendo assim, o piloto britânico garantiu a pole position.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Lando Norris’ first flying lap is good enough for pole after George Russell’s crash late in Q3 brought out the yellow flags #F1 #USGP pic.twitter.com/DgQ2DXKM4i
— Formula 1 (@F1) October 19, 2024