Neste domingo (6), o Sevilla recebe o Real Betis pela 9ª rodada de La Liga 2024/25. O “Gran Derbi”, como é conhecido o embate entre as duas maiores equipes da Andaluzia, tem uma tradição de mais de um século e promete mobilizar as duas torcidas. Confira algumas curiosidades sobre o confronto:
Um confronto de longo histórico
O primeiro dérbi oficial entre essas duas equipes da capital andaluz foi realizado em 1915, logo após a formação do Real Betis como o conhecemos hoje. Eles conquistaram uma vitória por 1-0 sobre o Sevilla FC, graças a um gol de Alberto Henke, e desfilaram o troféu que receberam pela cidade. Ofensivamente, porém, os dois lados se enfrentaram pela primeira vez no Dia dos Namorados de 1909. Infelizmente, o resultado desse encontro se perdeu na história e permanece um mistério até hoje.
As duas equipes estão entre os nove clubes que já venceram o título da LALIGA EA SPORTS
As duas equipes estão entre as mais bem-sucedidas e icônicas da história do futebol espanhol. O Real Betis garantiu o primeiro título da LALIGA EA SPORTS da cidade, terminando em primeiro lugar em 1934/35 sob a direção do irlandês Patrick O’Connell. O Sevilla FC conquistou apenas uma década depois, superando o FC Barcelona por um único ponto na 15ª temporada da liga.
Ver essa foto no Instagram
José Antonio Reyes lidera o recorde de gols no dérbi no século XXI
A lenda local José Antonio Reyes, que tragicamente faleceu em um acidente de carro em 2019, é o maior artilheiro do confronto desde o início do século, com cinco gols. Atrás dele estão Ivan Rakitić e Kevin Gameiro, do Sevilla FC, enquanto o Real Betis distribuiu seus gols de forma mais equilibrada, com o meio-campista Beñat Etxebarria e Sergio Canales sendo seus maiores artilheiros desde 2000, com três gols cada.
Eles se encontram em competições europeias há uma década
Para intensificar ainda mais a rivalidade, os dois times se enfrentaram em um confronto eliminatório da Liga Europa, nas oitavas de final da edição 2013/14. A disputa foi decidida nos pênaltis, após cada equipe ter vencido o jogo de ida por 2-0 fora de casa. Embora a partida de volta tenha ocorrido no Estádio Benito Villamarín, os torcedores do Real Betis saíram frustrados, já que o Sevilla FC levou a melhor nos pênaltis, vencendo por 4-3, antes de avançar e conquistar o torneio em uma nova disputa de pênaltis contra o Benfica.
Ver essa foto no Instagram
O Sevilla uma vez venceu o dérbi por 22-0
Historiadores têm discutido por um século sobre o que aconteceu quando o Real Betis e o Sevilla FC se encontraram em 1918. O que se sabe é que o Sevilla FC venceu a partida por 22-0 e acredita-se que o Real Betis enviou uma equipe de jovens para representá-los em protesto a um decreto que proibia dois de seus principais jogadores de participar por ainda estarem completando o serviço militar.