A confirmação do falecimento de Cid Moreira nesta quinta-feira, 3, faz com que os fãs de futebol relembrem frases e bordões icônicos do jornalista durante suas décadas de carreira. Uma das principais delas é referente à bola da Copa do Mundo de 2010, a Jabulani, que ficou famosa pela grande mudança de trajetória que ela realizava durante os chutes.
O bordão ficou famoso quando Cid criou uma vinheta para as reportagens da TV Globo para a Copa do Mundo daquele ano falando o nome da bola. A grande repetição da palavra e sua voz icônica fizeram com que a ideia viralizasse antes mesmo de as redes sociais se tornarem o que são hoje, fazendo com que a voz do jornalista fosse ainda mais eternizada.
Ver essa foto no Instagram
Em reportagem do Grupo Globo na época, Cid Moreira comentou sobre o vídeo ter viralizado e afirmou não ter entendido muita coisa quando pediram para ele gravar falando a palavra “Jabulani”. Além de afirmar que teve dificuldade na pronúncia, o jornalista também contou que só soube que era a bola oficial da Copa no momento da gravação.
Aos 97 anos, Cid Moreira teve sua morte confirmada na manhã desta quinta-feira, 3, no Rio de Janeiro. O jornalista vinha tratando uma pneumonia nas últimas semanas e não resistiu. Além do vídeo em questão, que ficou eternizado, o profissional também é lembrado pelas mais de oito mil edições apresentadas do Jornal Nacional.