Nesta quarta-feira (2), o Atlético-MG recebeu, na Arena MRV, o Vasco da Gama pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil 2024. O primeiro jogo das semifinais entregou tudo que esperávamos de um confronto deste tamanho, e o Galo confirmou o mando de campo e abriu 2 a 1, colocando um pé na grande decisão da competição.
Apesar de ser o visitante, o Cruzmaltino começou a partida com o controle da bola, que foi recompensado logo aos 13 minutos. Emerson Rodrígues puxou o contra-ataque e passou para Philippe Coutinho, que fez ótima jogada e bateu cruzado para abrir o placar.
O Vasco abdicou da posse de bola e permitiu ao Galo paciência na criação das jogadas. A pressão atleticana culminou em um chute de Paulinho à queima-roupa em cima de Léo Jardim. O gol de empate veio aos 37 minutos, em uma linda troca de passes que possibilitou o cruzamento de Hulk para Guilherme Arana. O lateral-esquerdo esperou o quique da bola e pegou de primeira, sem chances para Léo Jardim.
Aproveitando o bom momento, o Galo quis mais e conseguiu a virada nos minutos finais. Arana cruzou para a área e Paulinho, ex-Vasco, se antecipou ao zagueiro Léo e cabeceou com tudo no canto. Intervalo, 2 a 1 para o Atlético-MG.
View this post on Instagram
Tentando o empate, o Vasco se lançou mais no começo da segunda etapa, e quase chegou ao segundo gol com Sforza, mas o chute de fora da área passou um pouco por cima da trave de Everson. Entretanto, o clube visitante também não podia se abrir completamente, pois mais um gol do Galo complicaria mais a situação para o jogo de volta. A saída de Coutinho no começo da etapa, sentindo cãibras, também prejudicou a criação ofensiva do time.
O Atlético chegou a criar boas chances, principalmente com Hulk e Alan Franco, mas a pontaria deixou a desejar. Mesmo com um segundo tempo mais morno, a torcida atleticana saiu muito feliz da arena, sabendo que o clube tem grandes chances de ir à decisão e buscar o tricampeonato da Copa do Brasil. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Atlético-MG 57,9% x 42,1% Vasco da Gama
- Finalizações (certas): Atlético-MG 15 (7); Vasco da Gama 6 (1)
- Faltas cometidas: Atlético-MG 15 x 14 Vasco da Gama
- Passes certos (%): Atlético-MG 505 (91,8%); Vasco da Gama 268 (87,6%)
A polêmica partida de volta acontecerá no próximo dia 19, em São Januário, e o Galo pode contar com qualquer empate para ir a mais uma decisão.