Você sabia que o slogan da Nike é inspirado em um assassino? Um dos slogans mais conhecidos do mundo nos últimos tempos pertence à Nike, que fala para seus consumidores “Just Do It” (“simplesmente faça”, em tradução livre). Apesar de ser falado mundialmente, a história por trás dele é no mínimo curiosa, já que foi inspirada por um assassino, segundo revelou o publicitário Dan Wieden, co-fundador da agência Wieden+Kennedy, e criador do slogan.
Gary Gilmore foi um assassino condenado à morte por fuzilamento na década de 70, em Utah, Estados Unidos, e partiu dele a frase. Pouco antes de o executarem, o criminoso escolheu falar “Let ‘s Do It”, que seriam suas últimas palavras. Após saber da história, Wieden admitiu gostar da ideia e revelou como a adaptou.
— Oasus Plainsview: Dawntrailer (@itsoasus.fastestfurs.com) August 1, 2024 at 3:16 PM
“Como você encara um grande desafio que você provavelmente vai perder, mas que mesmo assim terá que encará-lo?“, explicou o profissional, que seguiu: “Não tinha gostado do ‘Let’s do it’, então mudei para ‘Just do it’“, falou Dan Wieden, co-fundador da agência Wieden+Kennedy, em entrevista à revista Dezeen.
Por motivos autoexplicativos, a apresentação da ideia para a Nike não obteve os melhores resultados e foi prontamente recusada pela empresa, como seguiu contando: “Fui até a empresa, e Phil Knight (co-fundador da Nike) me disse: ‘Não precisamos dessa m****’”, mas a insistência do publicitário acabou dando resultado para que a frase fosse aceita posteriormente.
Após isso, o slogan acabou sendo crucial para a consolidação da Nike no mercado mundial como uma das principais marcas esportivas do mundo. Outro ponto crucial foi o patrocínio a Michael Jordan em sua entrada na NBA, com a criação de uma coleção inteira para o então jovem jogador, que rende bilhões de dólares à gigante americana até os dias atuais.