A tão aguardada final da Copa Paulista já está definida. Monte Azul e Votuporanguense são as equipes que ainda sonham com a conquista do troféu em 2024. Porém, além de escrever o nome na história da competição, chegar à decisão significa mais uma grande notícia para os clubes: um calendário nacional em 2025.
Ambos os clubes já estão garantidos ou na Série D do Brasileirão ou na Copa do Brasil. O campeão terá a prioridade de escolher qual campeonato disputar, enquanto o vice-campeão ficará com a outra opção. Monte Azul e Votuporanguense já sabem qual será a escolha caso conquistem a Copa Paulista.
Qual a preferência de Monte Azul e Votuporanguense?
De acordo com informações exclusivas obtidas pelo portal Futebol Interior, tanto Monte Azul quanto Votuporanguense preferem disputar a Série D do Brasileirão. Essa escolha se dá em razão do calendário mais longo e das chances de ascensão dentro do cenário nacional, algo que conta também para o Monte Azul é que o clube é uma SAF que busca a ascensão nas divisões, e para ambos significa uma primeira experiência em ligas nacionais. Esta será a primeira vez em 104 anos que o Monte Azul disputará uma competição de caráter nacional. Do outro lado, o Votuporanguense teve essa oportunidade em 2019, quando venceu a Copa Paulista de 2018. Na ocasião, o clube optou pela Copa do Brasil, mas acabou sendo eliminado na primeira fase pelo Ypiranga-RS.
Como funciona a Copa Paulista?
A competição começou com 26 participantes, divididos em cinco grupos, quatro com cinco times e um com seis. Passaram à segunda fase os três primeiros colocados de cada grupo, mais o melhor quarto colocado geral, totalizando 16 equipes. Nas oitavas de final, os jogos são de ida e volta, e a partir das quartas de final, todos os jogos contam com auxílio do Árbitro de Vídeo (VAR).
Formato e data da final da Copa Paulista
A final da Copa Paulista se inicia já no próximo final de semana, porém, datas e horários ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Com a melhor campanha, o Monte Azul terá a vantagem de disputar a partida de volta em casa, enquanto o Votuporanguense abrirá a decisão diante do seu torcedor.