Após uma grande indefinição, a CBF anunciou a alteração oficial das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil 2024. A decisão revoltou as direções de Vasco e Corinthians, que já se pronunciaram mais de uma vez se mostrando contrários a isso, já que beneficia os respectivos adversários no retorno da Data Fifa.
Quem mais foi ‘agressivo’ na manifestação é Augusto Melo, presidente do Timão, que divulgou nota e até um vídeo reclamando do ocorrido: “Corinthians não vai admitir este tipo de coisa. Seremos prejudicados, estamos em três competições, não podemos ser prejudicados, temos planejamento, logística, para isso. O próprio treinador do Flamengo criticou o diretor de competições, Julio Avelar, dizendo que as mudanças de calendário prejudicavam os atletas“, completou pedindo uma explicação para a alteração.
E no fim inverteram mesmo a Copa do Brasil com o Brasileirão
— Allan Simon (@allansimon.com.br) September 28, 2024 at 9:30 PM
Além disso, o dirigente do Vasco, Marcelo Sant’Anna também foi às redes sociais para se mostrar contrário à decisão da entidade, acusando de manipulação esportiva: “Absurdo a DCO da CBF inverter os jogos e manipular o impacto esportivo na Copa do Brasil e na Série A. As datas-base da Copa do Brasil foram divulgadas em 05/01/2024, e a DCO da CBF descumpre o RGC Art 5º I de “fazer cumprir o calendário anual e as respectivas tabelas” e também descumpre o Art.11º I pois “a convocação de atletas para seleções nacionais não assegura aos seus clubes o direito de alterar as datas de suas partidas”. E ambos os pedidos foram feitos pelos clubes visitantes; outro absurdo“.
Outro argumento do Cruzmaltino é o caso semelhante ocorrido com sua equipe nas quartas de final, quando Pumita Rodríguez e Jean David chegaram da Data Fifa apenas um dia antes da decisão diante do Athletico-PR. Na ocasião, o uruguaio chegou até a cobrar uma das penalidades que classificou o clube para as semifinais.
De qualquer forma, até o momento a fase está marcada para os dias 2, 19 e 20 de outubro. Os primeiros jogos acontecerão dia 2, com Atlético-MG x Vasco às 19h15 e Flamengo x Corinthians às 21h45 (horários de Brasília). Na volta, o Vasco manda o jogo no sábado, 19, às 18h30, enquanto o Timão joga em seus domínios no domingo, 20, às 16h (de Brasília).