Helmut Marko, consultor-chefe de automobilismo da Red Bull, acredita que a Fórmula 1 e a FIA devem levar a sério as recentes declarações de Max Verstappen sobre sua possível desmotivação com as corridas. Em uma entrevista exclusiva ao canal Formula1 no YouTube, Marko afirmou: “Max tem que ser levado a sério”.
Verstappen expressou insatisfação após um incidente na coletiva de imprensa da FIA em Singapura, onde ele afirmou que seu carro estava “fodido”. A FIA respondeu condenando Verstappen a um dia de “trabalho comunitário no automobilismo”, sanção que o tricampeão não aceitou bem. “Basta. Basta”, declarou ele no domingo à noite, antes da pausa de outubro da F1.
Helmut sobre o que Verstappen realmente pensa
Na terça-feira (24), Verstappen teve uma longa conversa telefônica com Helmut Marko, seu confidente na equipe. “Conversamos longamente por telefone”, relatou o consultor de 81 anos. Em seguida, Verstappen compareceu à inauguração de um estádio em Munique, sinalizando a necessidade de um momento para acalmar os ânimos.
Marko enfatizou a importância de Verstappen permanecer motivado: “Max conquistou muito, mas é importante que ele se divirta e aproveite o esporte. Se isso for constantemente estragado, ele pode considerar parar“. Embora Marko não espere que Verstappen se aposente tão cedo, é claro que o piloto leva suas palavras a sério.
Um dilema de regras na Fórmula 1?
Ralf Schumacher, especialista em F1, explicou em uma entrevista à Sky que Max poderia realmente se desligar se as coisas piorarem. “Ele tem dinheiro suficiente e já disse várias vezes que não ficará na F1 para sempre“, observou Schumacher, destacando a independência do piloto.
Além disso, Marko e outros como Alexander Wurz, chefe da GPDA, veem um duplo padrão nas regras da F1. Günther Steiner, ex-chefe da Haas, transformou a palavra “fuck” em sua marca registrada sem repercussões, enquanto Verstappen foi punido por um comentário direcionado ao carro, não a uma pessoa.
Opinião de Helmut sobre a penalização da Fórmula 1
Marko declarou: “Há um duplo padrão. Ele não estava falando de uma pessoa, estava falando do carro, um objeto, e de forma irreverente. Se tudo for tratado com tanto rigor, será tratado de forma diferente no futuro. Mas é claramente um exagero“. Isso levanta questões sobre a justiça e consistência das penalidades na F1.
Verstappen e Helmut Marko parecem estar em uma encruzilhada de entendimentos e abordagens na Fórmula 1, fazendo com que todos na arena esportiva observem atentamente os próximos passos do tricampeão e as futuras decisões da FIA.