Na apertada vitória do Real Madrid por 3 a 2 sobre o Alavés, no Santiago Bernabéu, Endrick foi centro de uma controvérsia que incomodou a equipe visitante. Aos 37 minutos do segundo tempo, o jovem atacante brasileiro chutou o lateral Mouriño e recebeu apenas um cartão amarelo, gerando revolta no banco adversário. O técnico do Alavés, Luis García, não escondeu sua insatisfação com a decisão do árbitro Alejandro Muñiz Ruiz, que optou por não aplicar o cartão vermelho após o incidente.
“Deveríamos ter jogado contra 10 nos últimos minutos por causa da falta sobre Mouriño. Endrick teve a intenção de bater nele e o fez”, afirmou Luis García, em entrevista coletiva após o jogo. “Todo mundo viu que era vermelho. Não preciso explicar o porquê. Não sei por que não revisaram o lance no VAR, pergunte a eles”, criticou o treinador, expressando sua indignação com a arbitragem.
O lance polêmico ocorreu quando Mouriño empurrou Endrick em uma disputa de espaço dentro da área, e o atacante do Real Madrid reagiu com um chute no defensor, que caiu no gramado reclamando de dores. A decisão de Muñiz Ruiz em aplicar apenas o cartão amarelo gerou discussões intensas entre os dois treinadores.
“Foi o que eu disse ao Carlo (Ancelotti), uma pessoa que admiro profundamente. O vermelho é vermelho. Talvez não marcaríamos e não conseguiríamos nos recuperar, mas vejo as coisas dessa maneira. Acho até que alguns cartões amarelos mostrados ao Real Madrid durante o jogo não foram tão justos. Mas, em relação à expulsão, para mim, não há debate”, declarou García, que viu sua equipe sofrer dois gols logo após o incidente.
Endrick with an incredible on the ball foul about a mile from the play.
— Buchman (@buchman.bsky.social) September 24, 2024 at 7:26 PM
O Alavés descontou o placar com gols aos 39 e aos 41 minutos do segundo tempo, aumentando ainda mais o sentimento de que, com Endrick expulso, poderiam ter tido uma reação mais consistente contra o Real Madrid nos minutos finais. A equipe visitante acredita que ter jogado com um jogador a mais durante mais de 10 minutos poderia ter mudado o destino da partida.
Questionado sobre o lance, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, preferiu não entrar em detalhes. “Eu não posso opinar, porque não vi, nem o replay. Opinamos sobre o assunto, mas depois do jogo não houve nenhum problema, nenhum enfrentamento”, disse Ancelotti, evitando a polêmica.
Com a vitória, o Real Madrid chegou aos 17 pontos e segue a apenas um ponto do líder Barcelona, que enfrenta o Getafe nesta quarta-feira pela sequência da rodada do Campeonato Espanhol. Já o Alavés, apesar da derrota, permanece na oitava posição com 10 pontos.