Peça fundamental na campanha que terminou com o 18° título da história do Boston Celtics, Kristaps Porzingis viveu uma temporada de estreia quase perfeita na nova equipe. Quase porque, em meio à disputa dos playoffs, sofreu com algumas lesões. Depois de passar por uma cirurgia no tornozelo durante a offseason, o pivô está confiante de que pode voltar às quadras já no mês de dezembro.
“A expectativa é que seja ao longo de dezembro. Mas, eu estou me sentindo muito bem, e estou trabalhando para, quem sabe, poder jogar ainda antes disso”, contou Porzingis a Ramona Shelbourne, da ESPN.
Os desafios das contusões na carreira de Porzingis
O letão carrega um longo histórico de contusões na carreira. A mais recente o tirou de dois jogos das finais da NBA na temporada passada: uma ruptura do retináculo medial, que ocasionou uma luxação no tendão da tíbia, em uma rara situação que surpreendeu até mesmo especialistas. Por esses fatores, o presidente das operações de basquete, Brad Stevens, optou por adotar um tom mais cauteloso em relação ao retorno.
“Essa lesão é única o suficiente para que nós, obviamente, não tenhamos intenção de apressar nada. Mas eu diria que, se tivéssemos um cronograma planejado em nossas mentes, ficaríamos muito encorajados pela posição que ele está“, explicou o ex-treinador celta.
Porzingis e sua estreia e continuidade por Boston
Kristaps Porzingis chegou a Boston na última offseason, em uma troca inesperada que envolveu o armador Marcus Smart. Em sua primeira temporada com o uniforme verde, teve médias de 20,1 pontos, 7,2 rebotes, duas assistências e 1,9 toco por jogo na temporada regular. Nos playoffs, perdeu 12 jogos por lesão, mas conseguiu médias de 12,3 pontos, 4,4 rebotes e 1,6 toco nas sete partidas disputadas.
Mantendo a base do elenco que conquistou o troféu Larry O’Brien em 2023-24, os Celtics são fortes candidatos para o bicampeonato, e podem se tornar a primeira equipe a ser campeã em duas temporadas consecutivas desde o Golden State Warriors, ainda em 2018. A campanha de defesa do título começa no dia 22 de outubro, contra o New York Knicks, no TD Garden.
A volta do pivô é essencial para Boston
A expectativa em torno do retorno de Porzingis é grande não apenas pelo impacto que ele pode ter em quadra, mas também pelo equilíbrio que traz à equipe. Com sua habilidade de marcar pontos, rebotes e bloquear arremessos, Porzingis se torna uma peça valiosa tanto no ataque quanto na defesa.
Com um time talentoso e um jogador como Porzingis em forma, o prognóstico para a temporada 2024/25 é positivo. Resta aos fãs aguardarem ansiosamente pelo retorno do pivô e torcer para que ele continue a fazer história em Boston.