O chefe de estratégia de corridas da Red Bull, Will Courtenay, está de saída após 14 anos no cargo. Ele se juntará à McLaren como diretor esportivo, sendo o terceiro integrante da alta administração da Red Bull a deixar a equipe nos últimos cinco meses, em meio à reestruturação que a McLaren vem conduzindo.
O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, celebrou a chegada de Courtenay. “A experiência, o profissionalismo e a paixão de Will pelo automobilismo fazem dele o candidato ideal para liderar nossa função esportiva. Estamos entrando em uma fase crucial da nossa jornada como equipe, e estamos confiantes de que ele será uma grande adição à nossa forte equipe de liderança, enquanto buscamos continuar desafiando por vitórias e campeonatos”, destacou Stella.
Courtenay será subordinado ao diretor de corridas Randeep Singh e terá como principal missão expandir as operações esportivas da McLaren, segundo comunicado da equipe.
Red Bull lamenta saída, mas deseja sucesso
Embora a Red Bull tenha optado por não comentar oficialmente a saída de Courtenay, uma fonte interna da equipe afirmou: “Após um longo e bem-sucedido período de serviço, estando com a equipe desde os dias da Jaguar, estamos tristes em ver Will partir, mas desejamos o melhor para ele neste novo passo. Will continua sendo parte da equipe, cumprindo seu contrato até meados de 2026.”
Contudo, em situações como esta, é comum que as equipes negociem uma transição antecipada do funcionário.
McLaren em constante reestruturação
A chegada de Will Courtenay é mais um passo na reestruturação iniciada pela McLaren em dezembro de 2022, quando Andrea Stella foi nomeado chefe de equipe. Em março de 2023, o ex-diretor técnico James Key deixou a equipe, e a mudança foi seguida pelo retorno de Peter Prodromou como diretor técnico responsável pela aerodinâmica. Em maio, a McLaren contratou Rob Marshall, também da Red Bull, como designer-chefe, com início dos trabalhos em janeiro deste ano.
Sob o comando de Stella, a McLaren deixou o fundo do grid na temporada passada e agora briga por títulos. Lando Norris, piloto da equipe, está 52 pontos atrás de Max Verstappen, da Red Bull, no campeonato de pilotos, com seis corridas restantes. Já no campeonato de construtores, a McLaren lidera a Red Bull por 41 pontos.
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Impacto nas recentes saídas da Red Bull
A decisão de Courtenay segue os passos de outras saídas importantes da Red Bull, como a do diretor técnico Adrian Newey e do diretor esportivo Jonathan Wheatley. Newey negociou sua saída antecipada em abril e se juntará à Aston Martin em março do próximo ano. Wheatley, por sua vez, foi anunciado como novo chefe de equipe da Audi, que atualmente corre como Sauber, a partir de 2025.
Essas movimentações acontecem em um momento delicado para a escuderia, que enfrentou recentemente acusações de assédio sexual e comportamento controlador contra seu chefe de equipe, Christian Horner. Horner nega as acusações, e investigações internas da Red Bull rejeitaram as queixas.
Reorganização interna na Red Bull
Como parte da reestruturação interna após a saída de Wheatley, a Red Bull anunciou mudanças. Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida de Max Verstappen, foi promovido a chefe de corridas, enquanto Stephen Knowles, engenheiro sênior de estratégia, assumiu a função de chefe de regulamentos esportivos, responsável por questões não técnicas junto à FIA.