O campeonato de Fórmula 1 de 2024 está a todo vapor, trazendo expectativas renovadas para equipes e fãs. Um dos destaques da temporada tem sido a luta acirrada entre McLaren e Red Bull Racing (RBR) pelo Mundial de Construtores. Lewis Hamilton, em recente coletiva de imprensa no Grande Prêmio da Itália, comentou sobre as perspectivas de título da McLaren.
Segundo Hamilton, Lando Norris precisaria de um pouco de sorte para ultrapassar Max Verstappen no campeonato de pilotos. No entanto, para os fãs de corridas, isso poderia tornar as disputas ainda mais emocionantes nas pistas. Atualmente, Norris está 70 pontos atrás de Verstappen, mas a temporada ainda reserva oito corridas, proporcionando várias oportunidades de viradas.
” Há muitos pontos em jogo, então não acho que seja impossível. A essa altura, Max provavelmente só precisa terminar em segundo lugar em todas as corridas para ser campeão; já ele (Norris) teria que vencer todas elas e, ainda assim, isso não seria suficiente. Ele precisará de um pouco de sorte. Mas espero que a disputa seja acirrada, porque isso será ótimo para os fãs”, disse o heptacampeão mundial,
McLaren na briga pelo título de construtores
Já no Mundial de Construtores, o cenário é diferente. A McLaren conseguiu ultrapassar a Ferrari, tomando a segunda colocação em junho, e tem diminuído a diferença para a RBR desde então. Com apenas 30 pontos de distância, a disputa pelo título está cada vez mais acirrada.
No Grande Prêmio da Itália, um desempenho ruim de Verstappen e Sergio Pérez pode inclusive colocar a McLaren na liderança do campeonato de equipes — algo que não acontece desde 2021, quando a Mercedes conquistou seu oitavo título consecutivo.
Será que a McLaren consegue quebrar o jejum de títulos?
A última vez que a McLaren venceu o campeonato de pilotos foi em 2008, com Lewis Hamilton. Em termos de construtores, a seca é ainda maior, com a última vitória em 1998 com Mika Hakkinen. Desde então, a equipe tem enfrentado altos e baixos, mas a atual temporada traz uma luz no fim do túnel.
Em 2007, a McLaren esteve próxima de vencer o Mundial de Construtores, mas foi desclassificada devido ao “Spygate”, um escândalo envolvendo espionagem da Ferrari. Esse episódio frustrou as esperanças da equipe, que viu a escuderia italiana e Kimi Raikkonen levarem os títulos de pilotos e construtores.
Lewis Hamilton relembrou essa polêmica em uma entrevista, ressaltando que o desempenho da McLaren no último fim de semana aumenta as chances de vitória da equipe neste ano. “Nós fomos campeões em termos de desempenho, mesmo que o título tenha sido tirado de nós,” comentou Hamilton. “Estou empolgado com a possibilidade da McLaren vencer o título de construtores em 2024.”
A expectativa é grande, não só para a equipe britânica, mas também para os fãs do esporte. A McLaren mostrou consistência e avanço significativo ao longo do campeonato, e isso pode ser crucial nas últimas etapas da temporada.