O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, irá anunciar a tão esperada convocação nesta sexta-feira, às 11h30 (horário de Brasília). A lista será voltada para os confrontos contra Equador e Paraguai, válidos pelas sétima e oitava rodadas das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. O evento acontecerá na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e será uma grande oportunidade para os torcedores conhecerem as novas caras da seleção.
A convocação de Dorival Júnior será a primeira desde a Copa América, marcando a terceira lista dele como técnico da Seleção. O Brasil enfrentará o Equador no dia 6 de setembro, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Posteriormente, a equipe viajará para Assunção, onde jogará contra o Paraguai no dia 10 de setembro. Com estas partidas, o técnico busca reverter a maré de derrotas nas eliminatórias.
Jogadores do Brasileirão na pré-lista de convocados para a seleção
A CBF tinha até o último dia 16 de agosto para informar aos clubes sobre os atletas pré-selecionados para as partidas de setembro. Segundo apurações, oito jogadores atuando no Brasil estão na lista preliminar: Luiz Henrique (Botafogo), Estêvão (Palmeiras), Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Gerson, e Pedro (os quatro do Flamengo), André e Martinelli (ambos do Fluminense).
No cenário internacional, clubes da Premier League como Brighton e Fulham foram comunicados sobre a convocação de João Pedro e Andreas Pereira. Além disso, Carlo Ancelotti já deixou escapar que Rodrygo, Vini e Éder Militão, do Real Madrid, também estão entre os convocados.
Como está a seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo?
Contando com sete pontos, a Seleção Brasileira está na sexta colocação das eliminatórias, no limite da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026. A equipe busca se recuperar de um desempenho recente decepcionante, com três derrotas seguidas em 2023, ainda sob o comando de Fernando Diniz. Esses resultados negativos contra Uruguai, Colômbia e Argentina aumentaram a pressão sobre Dorival Júnior para reverter a situação.
A convocação contará com muitas alterações?
Com a seleção em busca de uma retomada, esses jogadores terão a missão de trazer de volta o orgulho e o espírito vitorioso que sempre caracterizou o futebol brasileiro. Possivelmente terão poucas alterações das últimas convocações, já que o Brasil está numa posição ruim da tabela de classificação para a Copa do Mundo, Dorival deve pensar em criar um grupo que se conheça e consiga criar jogadas de maneira mais coordenada e coesa.
Agora nos resta aguardar a lista oficial e torcer para que a seleção consiga recuperar os pontos que deixaram escapar.