Andy Murray, de 37 anos, anunciou que se aposentará do tênis após a Olimpíada de Paris 2024. O renomado tenista planeja competir nas modalidades de simples e duplas em seus quintos Jogos Olímpicos.
“Cheguei a Paris para meu último torneio de tênis”, escreveu Murray na plataforma X. “Competir pela equipe da Grã-Bretanha tem sido, de longe, as semanas mais memoráveis da minha carreira, e estou extremamente orgulhoso de fazer isso uma última vez!”
Arrived in Paris for my last ever tennis tournament @Olympics
Competing for 🇬🇧 have been by far the most memorable weeks of my career and I’m extremely proud to get do it one final time! pic.twitter.com/keqnpvSEE1— Andy Murray (@andy_murray) July 23, 2024
A primeira participação de Murray nos Jogos Olímpicos foi em Pequim 2008, onde ele perdeu na primeira rodada para Lu Yen-hsun. No entanto, quatro anos depois, ele superou a decepção da derrota na final de Wimbledon para Roger Federer, vencendo o suíço em sets diretos em Londres 2012 e conquistando o ouro. Em 2016, Murray se tornou o primeiro tenista masculino a ganhar dois títulos olímpicos de simples ao vencer o argentino Juan Martin del Potro no Rio.
“Sir Andy viveu e respirou os valores do tênis ao longo de sua longa carreira, defendendo a igualdade e ajudando a transmitir a mensagem de que nosso esporte é para todos”, disse David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis. “O amor de Sir Andy pelo tênis fará com que ele continue envolvido em ajudar a crescer e desenvolver nosso esporte globalmente.”
Após uma cirurgia no quadril que salvou sua carreira em janeiro de 2019, Murray, bicampeão de Wimbledon, jogou competitivamente em SW19 pela última vez no início deste mês, sendo eliminado na primeira rodada das duplas ao lado de seu irmão Jamie.
Uma lesão nas costas ameaçou a participação de Murray em Wimbledon, levando-o a desistir da competição de simples no último momento. Ele também esperava jogar duplas mistas com Emma Raducanu, mas ela teve que se retirar devido a uma lesão no pulso.
Falando após sua derrota em Wimbledon, Murray disse: “É difícil porque eu quero continuar jogando, mas não posso. Fisicamente é muito difícil agora. Eu gostaria de jogar para sempre. Eu amo o esporte.”
Murray já havia mencionado que “não planejava jogar muito além do verão”, mas esperava competir em Paris. Dan Evans, o número três britânico, será parceiro de Murray nas duplas.
As rodadas iniciais do tênis na Olimpíada de Paris começam em Roland Garros no dia 27 de julho, com o evento se concluindo no dia 4 de agosto. As rodadas de medalhas serão disputadas a partir do dia 2 de agosto.





