Nesta quarta-feira, 31, o Brasil chegou muito perto de mais uma medalha no judô. Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo foi eliminado nas quartas de final, mas avançou na repescagem e disputou o terceiro lugar contra Maxime-Gael Ngayap Hambou, atleta francês. Porém, o judoca brasileiro recebeu a terceira punição há poucos segundos do golden score e foi desclassificado.
Rafael e Hambou promoveram uma luta sem muita atitude, que causou em duas punições duplas nos primeiros minutos de combate. No entanto, na reta final, o brasileiro se mostrou muito superior ao francês e, em uma tentativa de queda, a vitória parecia muito próxima. Porém, após a indicação de matê, o árbitro deu a terceira punição para Macedo, que foi desclassificado e perdeu a medalha de bronze. Confira as reações dos torcedores!
INACREDITÁVEL
QUE ASSALTO! pic.twitter.com/RsjKAOxxLN
— njdeprê – marlon (@njdmarlon) July 31, 2024
GENTE ROUBARAM O BRASIL NA MAIOR CARA DURA, ISSO AQUI É WAZARI E PONTO PRO RAFAEL MACEDO E ELE RECEBEU EXPULSÃO????? INACREDITÁVEL #PARIS2024 pic.twitter.com/w839nDiORe
— matheus (@whomath) July 31, 2024
muleke
é inacreditável a quantidade de ROUBO que o Brasil sofre no Judô
o Rafael Macedo foi ASSALTADO na disputa pelo bronze
que absurdo.
— Central do Braga (@CentralDoBrega) July 31, 2024
O SISTEMA OFICIAL DAS OLIMPÍADAS SIMPLESMENTE NÃO SABE O MOTIVO DA FALTA DO RAFAEL MACEDO
TÁ COMO INDETERMINADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/10FNhVDMw0
— DataFut (@DataFutebol) July 31, 2024
Esse é o sentimento de todo povo brasileiro sobre o que aconteceu com o Rafael Macedo.
– É uma vergonha!
📽️: TV Globopic.twitter.com/SyXF22xR0i
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 31, 2024
A princípio, a punição não foi determinada pela arbitragem, muito menos pela geração de informação oficial dos Jogos Olímpicos. Posteriormente, foi identificada uma pegada de Rafael por dentro da manga do francês, que configura shidô (punição). Após a decisão do árbitro, Antônio Carlos Pereira, o ‘Kiko’, treinador do brasileiro, afirmou que essa desclassificação foi uma “vergonha”.