A polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, foi eliminada da Olimpíada de Paris 2024 após uma derrota inesperada para a chinesa Qinwen Zheng nesta quinta-feira, no complexo de Roland Garros. A derrota, com parciais de 6/3 e 7/5, marcou o fim de uma sequência vitoriosa de Swiatek em Paris, onde a tenista já havia conquistado quatro títulos no Grand Slam francês, sendo os três últimos de forma consecutiva.
Visivelmente abalada, Swiatek não conseguiu conter as lágrimas ao passar pela zona mista, onde os jornalistas a aguardavam. Ela chegou a parar para responder a uma pergunta de um repórter polonês, mas rapidamente se emocionou e abandonou a entrevista. “É difícil lidar com uma derrota assim, especialmente em um lugar onde tive tanto sucesso”, afirmou Swiatek em um breve comunicado.
Iga Swiatek in tears after her loss to Qinwen Zheng at the Olympics. 💔
Very sad to see this. She wanted it so badly.
But she has to be so proud of what she’s done on this court.
4 Roland Garros titles at 23 years old is insane.
Chin up. ❤️
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 1, 2024
Este revés é o primeiro de Swiatek em Roland Garros desde 2021, quando foi derrotada pela grega Maria Sakkari nas quartas de final. Swiatek se consagrou campeã do Grand Slam francês em 2020, 2022, 2023 e 2024, consolidando-se como uma das maiores forças do tênis feminino na atualidade.
Apesar da eliminação, Swiatek ainda tem a chance de sair de Paris com uma medalha, já que disputará o bronze nesta sexta-feira. Enquanto isso, Zheng, que ocupa a 7ª posição no ranking da WTA, avançou para a final, onde enfrentará a vencedora da outra semifinal entre a croata Donna Vekic e a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que eliminou a brasileira Bia Haddad na segunda rodada.