Sérgio Pérez foi o mais rápido e liderou o primeiro treino livre para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 nesta sexta-feira, 10. O piloto da RBR coroou o domínio da equipe na sessão e anotou 1m45s476 na melhor volta, com pneus macios. O mexicano aplicou apenas 0s1 de vantagem para Charles Leclerc, da Ferrari. Max Verstappen, que dominou metade do treino, fez o terceiro melhor tempo.
A sessão foi marcada por dois acionamentos de safety car virtual por conta de problemas mecânicos nos carros da Williams e da Haas. A Ferrari e a Mercedes ainda enfrentaram os saltos devido ao vento e tiveram dificuldade com a direção, situação também relatada por Verstappen.
CANAL – SPORTBUZZ:
Fecharam as dez primeiras colocações, do quarto ao décimo: Carlos Sainz (Ferrari), Fernando Alonso (Alpine), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Esteban Ocon (Alpine). Pilotos da McLaren, Lando Norris e Daniel Ricciardo ficaram na 11ª e 18ª posições, respectivamente.
O segundo treino livre para o GP do Azerbaijão será disputado ainda nesta sexta-feira, 10, às 11h (horário de Brasília). A terceira sessão e a classificação estão marcadas para às 8h e 11h (de Brasília) deste sábado, respectivamente. A corrida será disputada às 8h (horário de Brasília) no domingo, 12.

Lewis Hamilton tem título de cidadão brasileiro aprovado
Lewis Hamilton teve seu título honorário de cidadão brasileiro confirmado após aprovação na Câmara dos Deputados. O autor do projeto é o parlamentar André Figueiredo (PDT-CE); a medida não requer aprovação no Senado, então a homenagem pôde ser oficializada em sessão única.
Na explicação do projeto, o deputado mencionou a exaltação de Hamilton à bandeira brasileira e ao ídolo Ayrton Senna no GP de Interlagos, ocorrido em novembro de 2021. O britânico também usou um capacete com cores características do país tupiniquim. Figueiredo detalhou suas motivações para o feito:
Ver essa foto no Instagram
“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”, explicou. A Fórmula 1 vai retomar suas atividades com o GP do Azerbaijão, sediado no Circuito Urbano de Baku, no próximo domingo, dia 12 de junho.